As aplicações de seu negócio estão seguras? Você possui visibilidade se seus servidores estão em risco?

É possível para o administrador de sistema saber, exatamente, quais aplicações o seu servidor está rodando e qual é o grau de risco de cada uma? Geralmente a resposta é um grande desafio. Existe uma boa notícia: podemos ajudar com esta visibilidade e elevar a segurança do seu negócio.

Controlando as aplicações do seu negócio

Os usuários sempre sabem de quais programas e aplicativos precisam para trabalhar e geralmente negociam bem seu uso na rede, usando os recursos de compartilhamento, backup e até execução remota com razoável tranquilidade, especialmente quando isso faz parte de seu trabalho; o administrador, por outro lado, precisa ter uma visão muito mais ampla e criteriosa para poder exercer seu trabalho. Ao invés de conhecer um ou dois softwares principais, ele precisa conhecer todo o funcionamento da rede, todos os programas que acessam o servidor, toda a estrutura de backup e recuperação e, a partir disso, identificar eventuais anomalias para garantir a segurança de todos. Naturalmente, um processo assim mecânico e complexo é muito difícil de ser mantido de forma eficiente; existiria alguma alternativa a isso?

Felizmente, existe, e ela vem na forma de soluções integradas de segurança digital, especificamente as que contam com módulos de application control. Basicamente, trata-se de uma ferramenta que monitora todo o sistema em tempo real, buscando por cada aplicação que tenta ser executada, bloqueando ou liberando sua execução conforme o setup definido pelo administrador.

Como funciona

Este tipo de solução costuma oferecer dois pre-sets: permitir tudo que não for especificamente bloqueado ou, o contrário, bloquear tudo aquilo que não for especificamente liberado. Isso oferece alguma opção de flexibilização para o profissional na hora de gerenciar a segurança da rede. Mesmo assim, como já discutido, pode ser difícil saber exatamente o que bloquear e a opção de deixar toda a rede livre não é eficaz, ao optar por uma ferramenta que permita executar uma rotina de “aprendizado”: o programa fica ajustado para ter visibilidade dos riscos de uma nova aplicação de boa reputação por um tempo pré-determinado que os administradores julguem suficiente para uma boa amostragem do perfil de uso das máquinas da rede; uma vez passado este tempo, o programa adiciona todas as aplicações registradas durante o período para a lista de permissões e, a partir dali, bloqueia o que estiver fora, tornando o processo de liberação caso-a-caso muito mais simples para a equipe de TI.

Solução Integrada

Uma solução como esta é particularmente útil para garantir que malwares que eventualmente consigam penetrar a defesa de perímetro, movimentação lateral e malwares desconhecidos não possam se proliferar dentro da rede, evitando que causem danos ou acessem dados restritos. Aliada a outras ferramentas como sandboxing para testes e avaliações, monitoramento de portas lógicas, análise de comportamento de rede, monitoramento de status de sistema e firewalls de host, uma solução como esta oferece uma proteção verdadeiramente integrada e completa, que permite não apenas a defesa externa, mas também interna do ambiente digital da empresa, com medidas automatizadas que atuam diretamente na contenção de ameaças, mesmo as mais avançadas, nos mais variados contextos, trazendo alta confiabilidade para seu trabalho.

 

Categorias

Veja outras publicações

Menu