Ataques Avançados Direcionados: Conselhos Práticos para Proteção de sua Empresa

 

Na Trend Micro, temos protegido nossos clientes das últimas ameaças por mais de 25 anos. Durante esse tempo, tanto os ataques como as pessoas por trás deles mudaram muito. O cenário de ameaças de hoje é mais complexo e perigoso do que nunca. Hacktivistas estão conspirando para punir organizações com ataques DDoS e para roubar dados; os cibercriminosos continuam tentando encontrar maneiras para roubar dados ou propriedade intelectual; e agentes patrocinados por Estados ampliaram suas missões para bem além dos alvos governamentais e militares.

Talvez o desenvolvimento mais preocupante de todos é o ataque direcionado.

O novo normal

Os ataques direcionados são o novo normal. Os grupos de hackers costumavam favorecer a contratação de botnets para disparar milhões de emails de phishing ou carregados de malware, com o objetivo de roubar dados pessoais dos usuários ou informações de cartão de crédito. Porém, uma melhor conscientização do usuário e a melhoria geral na segurança das informações pessoais e corporativas ao longo dos anos começou a tornar essas táticas menos eficazes. Agora, as gangues digitais mudaram para técnicas mais traiçoeiras, buscando bases de dados inteiras de registros e propriedade intelectual valiosa, usando ferramentas e técnicas que antes só estavam ao alcance de agentes patrocinados por Estados. As organizações dos setores financeiro, farmacêutico, industrial, varejista e governamental correm maior risco.

O propósito dos ataques direcionados é passar despercebido pelo radar e permanecer escondido pelo maior tempo possível. Tipicamente, um email é direcionado a membros específicos de um organização, com o objetivo de se infiltrar na rede corporativa — técnica conhecida como spear phishing. Uma vez dentro, um malware Remote Access Trojan (RAT), como o Poison Ivy ou Xtreme RAT (ambos facilmente encontrados no submundo do cibercrime) será instalado.  Depois que o malware encontra o que está procurando, ele pode funcionar sem ser encontrado por meses ou até anos, extraindo dados para os invasores.

Em nosso relatório de Previsões de Segurança para 2014, a Trend Micro avisou que cada vez mais cibercriminosos usariam métodos de ataques direcionados esse ano para comprometer máquinas e redes. Eles usarão “malwares fáceis de fazer”, normalmente explorando vulnerabilidades conhecidas, para lançar campanhas pequenas mas eficazes que tiram vantagem do elo mais fraco de uma organização: seus funcionários. Já nesse ano, a Trend Micro relatou um grande aumento dos ataques direcionados na infraestrutura de Pontos de Venda (PoS).

O contra-ataque começa

Para ajudar os líderes de TI e CISOs navegarem nessas águas traiçoeiras e ajudá-los a proteger suas empresas contra os efeitos  prejudiciais desses ataques, a Trend Micro lançou uma série de white papers. O “Contra-Ataque das Grandes Empresas” consiste em quatro relatórios que oferecem conselhos e boas práticas para proteger sua infraestrutura de rede; proteger dados sensíveis contra o ataque; criar um time de resposta a incidentes; e desenvolver uma inteligência de ameaças eficaz.

Levamos o leitor passo-a-passo pela dinâmica de um ataque direcionado e oferecemos dicas do que é melhor para interromper o processo de ataque através de técnicas como segmentação de rede, análise de registros e controles de acesso mais rígidos. Os relatórios também detalham como criar uma infraestrutura de proteção de dados para proteger as “informações mais importantes” das empresas, do endpoint à nuvem. Finalmente, destacamos a importância da colaboração de toda a empresa na criação de um time de resposta a incidentes e o uso de ferramentas como o Trend Micro Deep Discovery para criar recursos de inteligência de ameaças vitais no local combinada com a inteligência global de ameaças oferecida pela Trend Micro™ Smart Protection Network™.

A conclusão é: os ataques direcionados estão aqui para ficar. Os custos de uma violação –  respostas a incidentes e remediação da reputação da marca, multas financeiras e potencial desvantagem competitiva – são grandes demais para serem ignoradas. Então, dê uma olhada hoje em “Contra-Ataque das Grandes Empresas” para receber alguns conselhos práticos de nosso time de especialistas em ataques direcionados.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu