Como blindar a vulnerabilidade antes que ela possa ser explorada?

Como blindar uma vulnerabilidade antes que ela possa ser explorada?

Em um só dia 18 vulnerabilidades podem ser descobertas em redes do mundo inteiro. Para se ter uma ideia, nos primeiros seis meses de junho, já apareceram mais de 3200. Quando uma delas é identificada dentro da rede, normalmente, é preciso interromper o funcionamento dos servidores da empresa, para que ocorram as correções. Porém em alguns casos, não há tempo hábil para que o patch seja feito e assim, a brecha de segurança pode ser uma ameaça ao setor de TI.

A interrupção inesperada no servidor, acaba comprometendo a produtividade do negócio e gerando desgastes internos. Nas empresas de médio e grande portes, existem áreas encarregadas somente de fazer a identificação de vulnerabilidades e aplicação dos patches.

Para resolver esse problema, o ideal é que as soluções de segurança proporcionem facilidade de uso no dia a dia, evitando o gasto excessivo de tempo com a rotina de update, backup e aplicações de vulnerabilidades.

Dinâmica de atualização e vulnerabilidades

Nesse ponto, torna-se viável avaliar o uso das soluções de virtual patching, por exemplo. As correções virtuais podem ser utilizadas para uma rápida implementação da política de segurança de modo que se consiga impedir a exploração de uma vulnerabilidade recém-descoberta. E assim, é possível conter o problema.

Uma das principais vantagens da correção virtual é que a empresa está constantemente protegida por meio de agentes ou mesmo sem agentes, através de integrações com as camadas de virtualização. Isso é possível, por meio da criação de regras que ajudam a antecipar ataques cibernéticos ou tentativas de exploração da vulnerabilidade.

guia seguranca dos dados

Planejamento aliado à prevenção

Para um resultado satisfatório, deve-se fazer um planejamento de como aplicar a correção virtual. Dependendo do grau de criticidade da brecha encontrada, é possível que se tenha uma chance gigante de perda financeira.

Diante disso, a companhia tem que fazer o cálculo do que vale mais a pena: parar as aplicações imediatamente e comprometer a eficiência operacional ou correr o risco de perder valores e denegrir a reputação.

Cabe a cada organização analisar os riscos e oportunidades e tomar uma decisão com base no cenário mais benéfico para o momento. Por isso, investir no planejamento da segurança da informação e documentar processos para saber como agir em cada caso é extremamente prioritário em situações de crises.

Não deixe de planejar cuidadosamente a segurança dos dados da sua empresa e evitar invasões e perdas de informações.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu