O crime online é um grande negócio. Várias estimativas colocam o custo do cibercrime, em todo o mundo, em centenas de bilhões de dólares.

Como o crime online entra online e fica online: Serviços de hospedagem à prova de balas

O crime online é um grande negócio. Várias estimativas colocam o custo do cibercrime, em todo o mundo, em centenas de bilhões de dólares.

Na Trend Micro, analisamos diferentes aspectos do crime online, em detalhes. Observamos as economias do submundo do cibercrime da Rússia, China e Brasil. E, recentemente, completamos um censo e análise abrangente da Deep Web.

Ao tentar entender o crime online é fácil ignorar as peças mais críticas que o tornam possível. As entidades que possibilitam aos criminosos uma presença online são as peças fundamentais: se os criminosos não conseguem entrar e permanecer online, não existe crime online, para começar. Os serviços de hospedagem que fornecem o serviço que os criminosos online utilizam são a parte principal da equação. Mas, como a infraestrutura dos negócios legítimos da Internet, esses serviços de hospedagem muitas vezes são, na melhor das hipóteses, considerados como um detalhe.

Como parte de nossa meta de possibilitar um melhor entendimento do ambiente de ameaças e dos criminosos online, nosso time de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) acabou de completar um novo artigo detalhado para se entender como esses serviços de hospedagem servem às operações dos criminosos.

Esses serviços são popularmente conhecidos como “Serviços de Hospedagem à Prova de Balas” pois uma de suas ofertas especiais é evadir e desviar de tentativas de tirar esses sites maliciosos/criminosos do ar. E, como tantas outras coisas relacionadas à economia do submundo do cibercrime atualmente, esses serviços estão atingindo um nível de capacidade e profissionalismo correspondente a de suas contrapartes de negócios legítimos.

Em nosso novo estudo, nossos pesquisadores explicam os diferentes tipos de ofertas, fornecidas por esses serviços de hospedagem à prova de balas. Se você está procurando alguém para hospedar seu malware, seu servidor de comando-e-controle (C&C) ou mesmo pornografia infantil, pelo preço certo, sempre há alguém por aí que não apenas colocará seu conteúdo online mas que também vai ajudá-lo a mantê-lo online.

Uma das coisas mais interessantes que nossos pesquisadores mostraram é que esses serviços de hospedagem à prova de balas também têm suas regras e orientações. Como os criminosos no filme de Fritz Lang “M”, a maioria dos serviços de hospedagem à prova de balas colocam um limite quando se trata de crianças: eles não permitirão que os clientes publiquem conteúdo que exploram crianças. E esses serviços regularmente proíbem que seus clientes ataquem pessoas ou organizações em seu próprio país: uma tática inteligente que diminui a probabilidade dos agentes legais dedicarem tempo e atenção para tirá-los do ar.

Esses são apenas alguns dos fatos importantes sobre essa grande empresa criminosa crítica, mas muitas vezes negligenciada, que nosso novo estudo detalha. Para obter um quadro mais completo, não deixe de ler o relatório completo (em inglês).

Publicado originalmente por  em TrendLabs.

Categorias

Veja outras publicações

Menu