Proteja a sua rede domestica contra ataque de ransomware

Descubra como proteger a sua rede doméstica contra o Ransomware

Você sabe quanto tempo você gasta online? Pode ser mais do que você pensa. Fontes afirmam que os americanos gastaram mais de cinco horas por dia no ano passado em seus computadores, notebooks, smartphones e outros dispositivos conectados. E boa parte desta atividade ocorre quando você está dentro de casa, ligado à rede doméstica. Há apenas um problema: os bandidos sabem disso e eles estão vindo atrás de seus dados e dispositivos.

Então, como manter nossos mais preciosos dados pessoais e dispositivos conectados livre de riscos? A Trend Micro protege consumidores há mais de 25 anos, então vamos ver alguns passos fundamentais para que você se mantenha seguro.

O que está em jogo?

Cada vez mais nossas vidas são vividas no mundo digital. Mas isso significa que as coisas que antes mantínhamos fisicamente perto de nós, guardadas a sete chaves, agora estão expostas aos cibercriminosos. Pense nas suas fotos mais preciosas ou nos detalhes das suas contas bancárias – essas informações estão completamente acessíveis online agora e isso as coloca em risco.

As informações pessoais financeiras e outras são uma mercadoria valiosa no mercado clandestino cibernético. E os hackers cada vez mais atacam computadores domésticos com ransomwares – que vão bloquear o seu PC até você pagar o resgate.

Como os cibercriminosos disseminam ameaças

Não apenas isso, mas cada vez mais estamos conectados em dispositivos para nos ajudar com as coisas dentro de casa. Desde monitores do bebê até câmeras de segurança, impressoras sem fio e TVs inteligentes. Os cibercriminosos estão cada vez mais visando esses dispositivos também, para que possam remotamente dominá-los e lançar ciberataques contra a própria estrutura da internet. Isso pode resultar em interrupções devastadoras, como a que fez com que o Twitter, o Netflix, o Spotify e outros ficassem offline recentemente.

Sua porta da frente cibernética

A resposta é bloquear todas as avenidas que os cibercriminosos podem usar para atacar os seus dados e dispositivos. Isto significa que o backup regular dos dados é fundamental para garantir que todos os seus dispositivos conectados à internet estejam atualizados com as últimas versões dos softwares e, sempre que possível, tenha uma anti-malware instalado de um provedor respeitável, como a Trend Micro.

Mas isso também significa bloquear e trancar a sua porta da frente cibernética – o roteador em casa. Esta é a porta de entrada para a internet de todos os seus dispositivos de casa, mas também pode ser a rota usada pelos hackers para atacar os seus dispositivos. Então, assim como você jamais deixaria sua porta da frente destrancada, você também não deve correr esse risco com a segurança do roteador.

Infelizmente, isso é o que muitos consumidores estão fazendo. Um estudo recente descobriu que quase metade (46%) dos usuários globais não tomam quaisquer medidas para proteger o seu roteador doméstico.

Como faço para manter os hackers longe de mim?

Para impedir que os hackers usem sua rede doméstica sem fio para cometer cibercrimes, faça com que seja mais difícil ele entrarem pela sua porta de entrada cibernética, tomando as seguintes medidas:

  • Mude o nome do roteador para que ele não possa ser facilmente adivinhado por um hacker
  • Altere a senha padrão do roteador para uma combinação mais longa e mais difícil de adivinhar
  • Verifique regularmente se há atualizações para o firmware do roteador e, caso sim, instale-as
  • Atualize de WEP para WPA2 ou WPA, que são configurações mais seguras para o roteador
  • Feche todas as entradas do firewall
  • Crie uma senha diferente para a rede de hóspedes e convidados
  • Desabilite o UPnP

E se eu for infectado?

Se o pior aconteceu e suas contas online foram invadidas ou ficou trancado para fora de seu computador, siga os seguintes passos:

 Altere as senhas em todas as contas online que você acha que foram invadidas e quaisquer outras nas quais você reutiliza as mesmas senhas. Em caso de dúvida, mude as senhas o mais rápido possível. Considere usar o Trend Micro Password Manager para ajudar a manter suas contas seguras daqui para frente.

  • Entre em contato com a polícia se você suspeitar de roubo de identidade
  • Proteja-se contra ataques maliciosos com o Trend Micro Security que detecta e remove qualquer infecção
  • Acesse a Central de Suporte contra Ransomwares da Trend Micro e baixe uma das nossas renomadas ferramentas antiransomware

protecao-dados-conscientizacao

Categorias

Veja outras publicações

Menu