Como proteger seu computador contra malware

Como proteger seu computador contra malware

Rik Ferguson é vice-presidente de pesquisas de segurança da Trend Micro. Ele criou uma série de vídeos na Internet dando conselhos de segurança para ajudar os usuários. Neste vídeo, ele oferece algumas dicas sobre como proteger seu computador contra malware.

Esses são alguns dos destaques do vídeo:

  • Proteger seu computador e dispositivos móveis requer uma vigilância pessoal e a ajuda de empresas de segurança profissional como a Trend Micro. Hoje em dia, o malware não visa apenas os computadores domésticos, mas também os dispositivos móveis que você e sua família estão usando, e o problema é maior do que você poderia pensar.
  • Você pode ser vítima de um ataque de malware através de seus navegadores, email, redes sociais que usa, mensagens instantâneas e arquivos baixados. Seu dispositivo pode ser infectado através de quase todos os processos online, ou mesmo através de um pen drive de um amigo. Portanto é importante usar um programa de segurança que pode fornecer uma proteção proativa completa para que você não seja infectado. 
  • O Trend Micro™ Security para seu PC ou Mac, ou o Trend Micro™ Mobile Security para seu Android ou dispositivo móvel iOS pode ser justamente a solução que você está procurando.

Mesmo que você esteja usando um programa de segurança, essas são algumas maneiras de evitar que seus dispositivos sejam infectados e evitar o malware:

  • Proteja sua rede. A proteção contra malware começa nas redes de sua casa e se desloca a partir daí. Certifique-se de que seu roteador de rede esteja protegido com uma senha e que você não esteja usando a senha padrão fornecida de fábrica.
  • Garanta ter um firewall instalado e sendo executado em todos os computadores que você usa para impedir o acesso não autorizado. Uma rede segura é o primeiro passo para proteger seus computadores e também irá proteger os dispositivos móveis que se conectam à rede de sua casa.
  • Evite spam. Quando estiver na Internet, não abra nenhum tipo de spam. Lembre-se de que spam não são apenas emails em sua pasta de lixo eletrônico, também podem ser mensagens privadas, janelas pop-up em sites ou anúncios em seus feeds na rede social.
  • Tenha cuidado com qualquer suporte técnico não solicitado, tanto online quanto offline.
  • Tenha um diálogo aberto com seus filhos, criando um relacionamento de confiança com eles. Além disso, você deve definir controles de pais em cada dispositivo usado no ambiente de rede de sua família
  • Garanta de que apenas os administradores possam instalar novos software no dispositivo e limite o acesso de usuários convidados à rede, se for possível.
  • Mantenha os programas atualizados. Certifique-se de manter seus dispositivos atualizados para ajudar a protegê-los de ataques que exploram vulnerabilidades em seu sistema. Isso inclui seus sitemas operacionais, programas de segurança, navegadores e plugins como Java, Adobe Flash e Acrobat, ou reprodutores de vídeo como Windows Media Player e Quick Time.
  • Não salve senhas em seu navegador. Usar um gerenciador de senhas é mais seguro e acrescenta uma camada a mais de proteção.

O Trend Micro™ Password Manager vem com o Trend Micro™ Maximum Security em seu PC e podem ser baixados e instalados separadamente em seu PC, Mac, Android ou dispositivo iOS.

Se você não está usando um gerenciador de senha, assista a esse vídeo para receber dicas sobre a criação de senhas seguras.

Aplicando essas dicas, você deu os primeiros passos para se proteger contra ataques de malware em seu PC e dispositivos móveis. Assista ao vídeo.

Publicado originalmente por Richard Medugno em Trend Micro US.

Categorias

Veja outras publicações

Menu