Como Saber se o meu Computador (PC) está infectado?

Há anos atrás, os hackers se gabariam sobre quantos PCs conseguiram infectar como meio de demonstrar suas habilidades de programação. Eles criavam vírus notáveis ​​com nomes como “ILOVEYOU” ou “Anna Kornikova” – batizado em homenagem a bela tenista russa, para atiça-lo a clicar no virus.

O objetivo era danificar a tantos computadores quanto fosse possível, aniquilando todos os dados da vítima ou quebrando milhares de PCs. Esses ataques causaram estragos enormes para empresas e governos, bem como usuários individuais, implicando em perdas milionárias, mas não geravam um ganho monetário para os próprios hackers.

Com o aumento do comércio eletrônico e da bancarização digital, o cibercrima evoluiu. Assim como os criminosos que roubam bancos com uma arma e um saco, eles vão para onde o dinheiro está. Mas, ao contrário dos ladrões de bancos, esses criminosos evitam ao máximo a detecção e tentam entrar sorrateiramente para causar danos. Devido ao alcance global da internet, eles conseguem se manter fora do alcance das forças policiais locais.

Hoje, o malware pode se infiltrar silenciosamente em PCs e roubar discretamente senhas, credenciais de login bancário, números de cartões de crédito e outras informações pessoais, que então serão vendidas no mercado negro gerando lucros.

No entanto, nem todo malware é silencioso. Existem alguns indicadores.

Aqui estão quatro exemplos de como detectar o malware no seu PC:

  1. O seu PC começa a funcionar de forma mais lenta

Alguns malwares se escondem no seu computador e monitoram sua conexão com a internet, procurando dados como senhas, cartões de crédito e outras informações pessoais que podem ser roubadas. Esse processo de filtragem pode diminuir significativamente a velocidade de navegação. Uma vez que um cibercriminal comprometeu um PC com malware, eles podem carregar um malware adicional para controlá-lo de forma remota, diminuindo ainda mais a velocidade do PC. Um PC infectado pode ser usado para enviar e-mails de spam ou atacar outros computadores ou servidores sem o seu conhecimento, usando a largura de banda e o poder de computação, o que reduz mais ainda a velocidade do seu PC. Computadores infectados dessa maneira são denominados botnets.

  1. Seus amigos começam a receber e-mails estranhos vindo de você

Uma das maneiras como o malware se espalha é aproveitando a lista de contatos da vítima (computador infectado). O malware, envolto em uma mensagem amigável, replica e se envia por e-mail a seus amigos, familiares e colegas de trabalho na tentativa de infectá-los também. Este truque de engenharia social, chamado de “phishing”, é projetado para usar a confiança que os seus amigos depositam em você para fazer com que cliquem no arquivo infectado incluído no email ou em algum site malicioso. Muitas vezes, estes e-mails são mal redigidos com óbvios  erros gramaticais ou de formatação. No entanto, os cibercriminosos estão ficando mais sofisticados a cada ano e, hoje em dia, podem parecer legítimos pegando “emprestado” formulários de fontes legítimas.

  1. Barras de ferramentas ou extensões não desejadas no seu navegador da Web

Se você notar pop-ups indesejado ao navegar a internet, seu navegador pode estar comprometido por um malware que tenha instalado uma extensão para o seu navegador sem o seu conhecimento. Este é um tipo muito perigoso de malware, pois pode monitorar seu tráfego na web e roubar logins bancários, números de cartões de crédito e outros dados confidenciais. O roubo de identidade pode estar a apenas um clique de distância.

  1. Software desconhecido começa a carregar quando você liga o seu PC

Ao ligar o seu computador, há uma lista de aplicativos que iniciam automaticamente durante o processo de inicialização. Um dos truques que os cibercriminosos usam para infectar PCs é silenciosamente adicionar o malware deles a essa lista.

Se você observar aplicações carregarem durante o processo de inicialização e depois fecharem rapidamente, ou caso não reconhecer alguma coisa durante a inicialização e não tiver instalado nenhum software recentemente, isso pode significar que você foi infectado.

Isto é muito sério. O malware que se adiciona ao processo de inicialização pode ser muito difícil de remover. Uma varredura completa e possivelmente uma reinstalação do sistema operacional podem ser necessárias para limpar o PC. Em muitos casos, é melhor procurar ajuda de um técnico de suporte qualificado especializado em remoção de malware.

Como posso proteger meu PC?

  1. Certifique-se de que está usando a versão mais recente do Microsoft Windows. A cada lançamento, melhorias são feitas para proporcionar uma melhor segurança. Além disso, certifique-se de manter atualizado o PC com as mais recentes atualizações do Windows, configurando o seu PC para atualizar automaticamente. 
  2. Certifique-se de que os firewalls do seu PC e da rede sem fio da sua casa estão ligados. Um firewall fica entre o seu computador ou roteador e a internet e monitora o tráfego de rede, impedindo que os cibercriminosos se infiltrem na sua rede ou no seu PC a partir da internet.
  3. Se você levar seu laptop para viajar com você, certifique-se de usar Software VPN em redes públicas, como aeroportos, cafés e hotéis. 
  4. Faça backup dos dados! Uma das formas de malware mais nova e mais maligna sé chama ransomware. O Ransomware criptografa todos os arquivos do seu PC e exige que você pague pela chave para desbloqueá-los. Use o Método 3-2-1 para manter seus dados seguros e recuperáveis. 
  5. Uma das maneiras mais populares pelas quais os cibercriminosos espalham malware é através de e-mails que se parecem com emails do seu banco, o governo, a justiça local, um colega de trabalho ou um amigo. Não abra nenhum anexo ou clique em links em e-mails, a menos que você primeiro verifique se eles são legítimos. Na verdade, é melhor não clicar em links, mas abrir um navegador você mesmo e digitar o endereço da web ou dar um google caso não tiver certeza de que é legítimo. 
  6. Faça uma varredura no seu PC com um software de segurança certificado por laboratório
    independente semanalmente para destruir qualquer malware que possa estar presente. A maioria dos softwares de segurança tem a capacidade de definir um cronograma para que a varredura seja realizada automaticamente, portanto, você não precisa se lembrar de fazer isso sozinho.

A Trend Micro Security fornece proteção online contra malware e ransomware usando tecnologia avançada baseada em inteligência artificial – assim você pode desfrutar da sua vida digital com segurança. Te protege contra roubo de identidade, vírus, phishing, fraudes online e muito mais. Melhor classificado pelos especialistas da indústria, a Trend Micro Security oferece 100% de proteção contra ameaças da web.

Categorias

Veja outras publicações

Menu