Como se proteger contra ameaças da web em redes sociais

É tão fácil de fazer. Esquecemos que simplesmente clicar em uma URL maliciosa publicada em seu site de rede social favorito pode iniciar um processo perigoso que pode roubar suas informações pessoais ou infectar sua máquina. Então, como você pode se proteger de links perigosos quando está em uma rede social com sua família e amigos?

O Trend Micro Antivirus+ Security, e todas as versões superiores do Trend Micro Security, automaticamente ativam o recurso de Proteção para Redes Sociais quando você instala o produto. Faz parte da função geral de Proteção de Ameaças Web que o produto fornece na Barra de Ferramentas Trend Micro, que também funciona quando você faz buscas na Web. A Proteção para Redes Sociais o mantém protegido contra riscos de segurança ao visitar os sites de redes sociais mais populares, como Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Mixi, MySpace, Pinterest ou Weibo.

Para conhecer e usar a Proteção para Redes Sociais do Trend Micro Security:

  1. Clique duas vezes no atalho do Trend Micro Security em sua área de trabalho para abrir o Console do Trend Micro Security.

    Figura 1. Console Trend Micro Security > Privacidade

  2. Clique em Privacidade no Console. Se você está usando o Trend Micro Antivirus+, a tela de Privacidade exibirá só a Proteção para Redes Sociais; em todas as outras versões do Trend Micro Security você também verá na lista os Verificador de Privacidade e Proteção de Roubo de Dados.

    Figura 2. Maximum Security > Proteção para Redes Sociais

  3. Clique em Configurar para ver a Proteção para Redes Sociais e aparece a tela com a alavanca On/Off.

    Figura 3. Proteção para Redes Sociais Ativada

  4. A Proteção para Redes Sociais vem Ativada por padrão e os navegadores instalados em seu sistema são mostrados. (O Trend Micro Security protege os navegadores Internet Explorer, Firefox e Chrome em seu PC). Se quiser, você pode clicar para alternar de On para Off para desativar a função, mas a Trend Micro não recomenda.
  5. Para conhecer primeiro a função geral de Proteção de Ameaças da Web, abra seu navegador preferido, selecione a Barra de Ferramentas Trend Micro e observe que Classificar links nas páginas da web está selecionado por padrão.

    Figure 4. Classificar links passando o mouse por cima

  6. Selecione Classificar links passando o mouse para ativar o recurso adicional. Agora, quando você passar o mouse sobre um link nos resultados de busca, o Trend Micro Security irá verificá-lo em tempo real, fornecendo sua classificação e detalhes. Resultados de busca também são colorizados para uma identificação de segurança mais rápida.

    Figura 5. Classificação de página perigosa pela Trend Micro

  7. Simplesmente passe seu mouse sobre a caixa de seleção para ver detalhes sobre a classificação.
  8. Se você clicar em um link malicioso, seu acesso será bloqueado.

    Figura 6. Página Perigosa

  9. Você ainda pode abrir a página clicando em Ainda quer abrir a página apesar do risco? A Trend Micro não recomenda.

Como isso funciona nas redes sociais?

Note agora que as mesmas classificações de links estão disponíveis dentro de sites de redes sociais suportados.

Quando uma URL perigosa é postada, o Trend Micro Security o alertará, do mesmo modo que o faz quando você faz uma busca em seu navegador; e se você clicar no link, seu acesso será bloqueado.

Figura 7. URL perigosa no Facebook detectada pelo Trend Micro Security

É isso! Você agora sabe como usar a Proteção para Redes Sociais do Trend Micro Security sempre que estiver usando sua rede social favorita. Ela o protegerá contra links perigosos que podem roubar seus dados pessoais e infectar sua máquina.

Para mais instruções sobre como ativar a Barra de Ferramentas Trend Micro em seu navegador e usar a Proteção para Redes Sociais, assista a esse vídeo: Como usar a Proteção para Rede Social. (em inglês)

Categorias

Veja outras publicações

Menu