proteção contra o ransomwares

Como se proteger contra Ransomwares – Parte 2

Seja esperto. Se proteja.

Como discutido na Parte I deste blog, este é o ano da “Extorsão Online”, como previsto por pesquisadores de ameaças da Trend Micro.  Descrevemos como você pode ser infectado por um ransomware, como se proteger contra infecções de ransomwares e quais são as camadas de proteção no trabalho conjunto do Trend Micro Security para ajudar a te manter a salvo de ataques de ransomwares.

Agora vamos explicar mais alguns detalhes de como o Trend Micro Security ajuda a te manter protegido contra ransomwares.

Trend Micro Security no Windows ou no Mac

Na Parte I, aprendemos que Trend Micro já bloqueou 120 milhões de ameaças de ransomwares somente em 2016, usando a tecnologia Trend Micro™ Smart Protection Network™. O Trend Micro Security ™ para o Windows® fornece a mais ampla proteção para os usuários, em todas as quatro camadas descritas. Especialistas da indústria recentemente reconheceram que o Trend Micro Segurança bloqueia 100 por cento das ameaças de ransomwares e fornece proteção eficaz contra 100 por cento de ameaças da web, bem como assegurando que os clientes possam efetivamente proteger seus valiosos dados pessoais com a Trend Micro. Está proteção contra ameaças da web te impede de ser exposto a sites infectados por ransomwares nos resultados de pesquisa através de avaliações colorized e de mouse-over em seus navegadores (ou seja, Internet Explorer, Firefox ou Chrome); ou a partir de potenciais links com ransomwares publicados em redes sociais; ou na web ou no e-mail do cliente, quando o phishing normalmente ocorre. Com a sua verificação em tempo real da memória, ele bloqueia esses downloads de drive-by ou manuais –  infecções por ransomwares que bloqueiam a tela ou criptografam arquivos – durante o download, antes da instalação. Se um ransomware desconhecido passar desapercebido por essas camadas, seu monitoramento do comportamento interrompe sua execução e sua função de remediação imediatamente faz o backup de quaisquer arquivos criptografados, ajuda a eliminar o programa problemático e restaura seus arquivos. Em seguida, ele limpa o seu computador de quaisquer resquícios do ransomware durante uma reinicialização, se necessária, como parte automática do processo de remediação.

protecao-dados-conscientizacao

Para este conjunto de proteções, o Trend Micro Security para 2017 acrescenta uma função de Folder Shield que protege diretamente seus arquivos na(s) pasta(s) escolhida(s) por você, bloqueando o acesso indesejado por programas não confiáveis, como ransomwares ou outros malwares.

Por fim, o Trend Micro™ Antivirus para Mac® tem um funcionamento idêntico no computador, nas camadas de exposição e de infecção, bloqueando qualquer ransomware em potencial e o impedindo de acessar o seu Mac, usando uma proteção contra ameaças da Web e verificação da memória em tempo real; detectando ransomwares conhecidos através de verificações de arquivos, caso eles cheguem ao seu disco.

Trend Micro Mobile Security para Android ou iOS

Como você aprendeu , o número de ransomwares de dispositivos Android™ foi 15 vezes mais alto em junho de 2016 do que em abril de 2015.  O Trend Micro™ Mobile Security para 2017 no Android ou iOS aumenta sua postura geral de segurança, te protegendo contra a exposição ao ransomware através do navegador SafeSurfing do Mobile Security para Android ou iOS; Chrome ou o navegador padrão do Android; ou Safari no iOS (através de um widget para testar a segurança das URLs). Ele também bloqueia links comprometidos através do LINE ou programas de mensagens instantâneas como WhatsApp no Android. Observação: o recurso de App Lock nos Controles Parentais do Android também pode impedir que seus filhos usem qualquer programa que possam deixá-los vulneráveis a infecções de ransomware.

Na camada de infecção, o Mobile Security para Android e iOS usam uma verificação em tempo real na memória para ajudar a interromper infecções por ransomwares que bloqueiam a tela ou criptografam arquivos durante o download, antes da instalação. O Mobile Security para Android melhora esta funcionalidade para aplicativos Android baixados do Google Play por meio de uma verificação pré-instalação, que usa o Trend Micro™ Mobile App Reputation Service™ e nossa Virtual Private Network para analisar se os aplicativos estão livres de malwares, incluindo ransomwares, antes destes sequer chegarem perto do seu dispositivo. No Android, o Mobile Security aumenta essa proteção da camada de infecção através do Security Scan, que pode detectar malwares e ransomwares conhecidos no seu dispositivo antes que eles possam rodar e causas danos. Ele também te ajuda a eliminar aplicativos ou arquivos problemáticos com o toque de um botão.

Seja Esperto. E Se Proteja.

O ransomware é um alvo em movimento, tendo em vista que novos ransomwares são desenvolvidos diariamente, ativados por exploit kits, e até mesmo promovidos por Ransomwares Como Um Serviço (RaaS): cibercriminosos que distribuem seu ransomware para outros criminosos e recebem uma porcentagem dos lucros ilícitos. Os usuários podem se proteger contra ransomwares através das medidas proativas descritas aqui, assim bloqueando qualquer infecção logo no começo. Eles podem, então, pedir uma pequena ajuda para seus amigos, instalando o Trend Micro Security em seu PC ou Mac ou o Trend Micro Mobile Security em seu dispositivo móvel Android ou iOS.

Além disso, os usuários também podem aproveitar as ferramentas gratuitas de remoção de ransomware da Trend Micro, como a Trend Micro Lock Screen Ransomware Tool, que foi projetada para detectar e remover ransomwares que bloqueiam a tela; bem como a Trend Micro Crypto-Ransomware File Decryptor Tool, que pode decodificar certas variantes de ransomwares que criptografam arquivos, sem que você tenha que pagar o resgate ou usar uma chave de decodificação.

Enquanto isso, a Trend Micro está trabalhando de forma diligente para aprofundar suas capacidades antiransomware em todas as quatro camadas de proteção, conforme necessário, em todas as principais plataformas em uso atualmente. Seja esperto – e se proteja, para que você possa afirmar com convicção, agora e no futuro, que “você nunca foi vítima de um ataque com ransomware”

Categorias

Veja outras publicações

Menu