Email Mais Seguro: Coisas simples que você pode fazer para proteger sua rede

Email Mais Seguro: Coisas simples que você pode fazer para proteger sua rede

Uma série em 3 partes sobre como se defender contra as ameaças online.

PRIMEIRA PARTE: Email Mais Seguro

Você está pronto para as boas notícias de como lidar com os criminosos cibernéticos? Sim, acredite ou não, temos boas notícias. Você pode revidar. Você pode ser um vigilante online, sem entrar em um grupo ou fazer qualquer coisa que o coloque em risco.

Sério. Você pode responder eficazmente às tentativas maliciosas dos vigaristas da web, identificando ladrões (e muitos outros) tentando trapacear, burlar ou induzí-lo a entregar seu dinheiro ou informações.

Esse é o primeiro de uma série de três postagens com recomendações de como você pode agir para se proteger melhor, e as pessoas que você ama, na rede. Os três posts são: PRIMEIRA PARTE: Email Mais Seguro; SEGUNDA PARTE: Redes Sociais Mais Seguras; e TERCEIRA PARTE: Navegação Mais Segura.

Seja mais do que um alvo passivo

O principal objetivo dessa série é incentivar você a ser mais do que um alvo passivo e uma possível vítima do crime cibernético. Todos nós precisamos ser vigilantes e devemos usar ferramentas simples, mas eficazes, disponíveis para nós, para ajudar autoridades e especialistas em segurança a monitorar e policiar o espaço cibernético.

Vamos começar com o que você pode fazer para ajudar a tornar o seu email, e o de todas as outras pessoas, mais seguro. As grandes empresas que oferecem contas de email de uso pessoal (Yahoo Email, Google Gmail e Outlook) fornecem meios simples para que você informe comportamentos maliciosos de emails, tais como email de spam, phishing e os que propagam farsas.

O Email do Yahoo facilita

Se você tem uma conta de email do Yahoo, além de relatar o recebimento de spam na sua caixa de entrada, você também pode facilmente relatar tentativas de phishing, sem ter que ir a um site diferente ou fazer alguma coisa além de ir em “Spam”, no menu suspenso que aparece acima de todo email, e selecionar “Relatar um Golpe de Phishing”.

Claro que supõe-se que você seja capaz de identificar um email de phishing antes de se tornar uma vítima. Se você não quer ser levado a enviar suas informações pessoais, que podem ser usadas para hackear suas contas e roubar seu dinheiro, aprenda assistindo a esse vídeo produzido pelo Yahoo no YouTube. Em pouco tempo, você vai ser capaz de identificar e sinalizar as tentativas de phishing. A chave é suspeitar sempre, mesmo se o email for de alguém que você conhece.

Se você tem um software de segurança, como o da Trend Micro, ele identificará e bloqueará os links perigosos que aparecem nas mensagens de email, não importando quem o enviou para você. Veja um exemplo abaixo:

Relatando um golpe de phishing

Depois de selecionar “Relatar um Golpe de Phishing”, o email desaparece de sua caixa de entrada e vai diretamente para sua pasta “Spam”. O pessoal do Yahoo será alertado e o tirará de lá. Quanto mais os usuários de email relatarem os emails de spam e de phising, mais o Yahoo será capaz de filtrar essas mensagens ofensivas, impedindo que esses esquemas desagradáveis floresçam.

Por favor, gaste um tempinho relatando tentativas de spam e de phishing. Pense nisso como um serviço público a Internet e como seu dever para se proteger e proteger os outros. Por que não ser um pouco herói sem fazer nada heroico? O Yahoo diz na sua página de Ajuda: “Todas as vezes que você marca um email como spam no Email do Yahoo você nos dá mais munição para combater as mensagens indesejadas.”

O Gmail do Google e o Outlook também facilitaram relatar o spam

O Gmail do Google também tem uma opção fácil para relatar spam. Basta clicar no ponto de exclamação na barra de menu acima da mensagem e ele será relatado ao Google como spam.

O Outlook também dá a você uma opção fácil para marcar um email que chega à sua caixa de entrada como lixo. Para todos os detalhes sobre o filtro de email lixo no Outlook 2010 e outros, acesse essa página de suporte da Microsoft.

Como sempre, recomendamos que você implemente uma suíte robusta de segurança de um grande fornecedor de software de segurança, como a Trend Micro. Tenha a Trend Micro Internet Security, que bloqueia sites perigosos e identifica links perigosos em sites, redes sociais, emails e mensagens instantâneas.

Leia os outros posts dessa série:

PRIMEIRA PARTE: Email Mais Seguro

SEGUNDA PARTE: Redes Sociais Mais Seguras

TERCEIRA PARTE: Navegação Mais Segura

Categorias

Veja outras publicações

Menu