Você está pronto para o fim do suporte ao Windows Server 2003? A Trend Micro está!

Se você é igual às outras 20 milhões de empresas na América do Norte, ainda está utilizando o Windows Server 2003. De fato, sua empresa depende dele. Mas quando a Microsoft retirar o suporte à plataforma em 14 de julho, todas as apostas estão encerradas quanto aos potenciais impactos sobre seus sistemas críticos.No mínimo podemos esperar que os black hats pesquisem novas explorações visando os usuários corporativos da plataforma com renovado vigor.

É aconselhável que todas as firmas migrem para uma versão mais nova mas, para aquelas que não podem fazer isso antes do prazo de 14 de julho, o Trend Micro Deep Security está aqui para proteger sua empresa e ambientes, mantendo os sistemas críticos funcionando tranquilamente. Ao planejar a migração para plataformas mais novas, como Microsoft Windows Server 2012 e Microsoft Azure, a Trend Micro pode ajudá-lo a proteger seu ambiente Windows 2003 legado. E, depois que você tiver migrado para uma plataforma mais nova, também podemos proteger esse ambiente. O Trend Micro Deep Security continuará a fornecer suporte e proteção para o Windows 2003 para além de julho de 2014, de 2015, da data do fim do suporte, e possibilitaremos que você proteja seus servidores existentes e os novos em uma única plataforma.

As Ameaças se Multiplicam

Se os últimos meses nos ensinaram algo, foi que as equipes de TI devem se manter atualizadas com as últimas versões de qualquer software que estejam utilizando. Vulnerabilidades importantes, como Shellshock, Heartbleed e FREAK têm o potencial de enfraquecer gravemente os esforços de segurança corporativos colocando os dados sensíveis em risco. O problema para as empresas que continuarem com o Windows Server 2003 depois de 14 de julho é que a Microsoft não vai disponibilizar atualizações de segurança para proteger seus sistemas contra as vulnerabilidades.

Mas você pode estar certo de que os bandidos continuarão procurando tais falhas para serem exploradas. De fato, eles redobrarão seus esforços antecipando que as empresas ficarão expostas depois do prazo do fim do suporte (EOS).

Não para todos

É possível um suporte personalizado da Microsoft para patches existentes, mas também é caro e insustentável a longo prazo. Também não é uma boa ideia rodar um software para o qual os patches não serão mais disponíveis. Se você acha que o Windows Server 2003 recebe muita atenção dos criadores de malware no momento, imagine como será pós 14 de julho.

Portanto, a melhor aposta é migrar para uma versão mais nova do produto. Mas, realisticamente, isso não será possível para todos. Existe uma estimativa de 300.000 servidores na América do Norte que simplesmente estão velhos demais para rodarem novas versões do Windows Server. Outras empresas ainda estão rodando aplicações de míssão crítica que não podem ser atualizadas para sistemas mais novos, enquanto outras ainda simplesmente ainda não são capazes de absorver os custos e o processo de migração de recursos intensivos. Mas se você decidiu ficar com o Microsoft Windows Server 2003 por qualquer razão, a ajuda está à mão!

Trend Micro para o resgate

O Trend Micro Deep Security continuará a fornecer suporte para o Windows Server 2003 depois da data do fim do suporte, pelo menos até o fim de 2017, do mesmo modo que fornecemos proteção para o Windows Server 2000 e Windows XP desde que a Microsoft descontinuou o suporte para essas plataformas.

Isso deve dar o tempo suficiente à sua empresa para planejar adequadamente a migração para o Windows Server 2012, Azure ou outras plataformas, protegendo você de todas as grandes ameaças aos sistemas críticos. O Deep Security inspeciona pacotes entrando no sistema antes que sejam entregues à alguma aplicação ou sejam processados pela network stack. Isso dará a você uma oportunidade de analisar o tráfego e corrigir virtualmente as vulnerabilidades antes que possam ser exploradas.

O Deep Security oferece:

Virtual patching através de detecção de intrusão para blindar vulnerabilidades antes que possam ser exploradas

Monitoramento de integridade para garantir que quaisquer mudanças não planejadas ou maliciosas no Windows 2003 sejam sinalizadas

Anti-malware e reputação da web para detectar malware em servidores e fortalecer a proteção contra ameaças da web contra os servidores e desktops virtuais

Nossa equipe global de pesquisa de ameaças continuará a monitorar vulnerabilidades para fornecer a melhor proteção para os clientes, como fizemos antes para os clientes do XP e Windows 2000. Além disso, com o Deep Security você tem um único produto para proteger todos os seus ambientes: físico, virtual e nuvem.

Clique aqui para saber mais.

webinar2003

Categorias

Veja outras publicações

Menu