Nova vulnerabilidade pode expor suas informações confidenciais

Existe um novo risco para a segurança que está sendo bastante divulgado na mídia e muitas pessoas estão preocupadas. Essa nova vulnerabilidade é chamada de “Heartbleed”. Existe muita confusão sobre ela, principalmente sobre o que as pessoas devem se preocupar e o que fazer a respeito. Para ajudá-lo a entender o que está acontecendo, aqui estão algumas respostas para as principais dúvidas:

O que é a Vulnerabilidade Heartbleed?

A vulnerabilidade Heartbleed é um problema que afeta SSL, a tecnologia que ajuda a proteger sua informação na Internet. Nós usamos tecnologia SSL quando fazemos compras online ou quando digitamos informações confidenciais em um site e vemos a imagem do cadeado que informa que essas informações estão protegidas.

Qual o problema com SSL?

O problema com esta vulnerabilidade é que existe uma falha que afeta alguns sites web que usam SSL. Esta falha pode permitir que alguém tenha acesso à informação protegida pelo SSL.

O que isso significa para mim?

Isto significa que essa informação que você imaginava estar protegida pelo SSL pode não estar tão segura quanto você imaginava.  Essas informações confidenciais como, por exemplo, senhas, informação de cartão de crédito ou outras informações pessoais podem estar expostas sem que você saiba.

Como posso corrigir isto?

Você não pode. Neste caso, não é um problema em seu computador ou dispositivo. É um problema que os sites da web têm que corrigir.

Posso saber se um site tem esse problema?

Infelizmente, não. Isto é algo que somente as pessoas responsáveis pelo site podem saber.

Posso fazer alguma coisa para me proteger?

Mesmo que não possa se proteger contra este problema, você pode tomar algumas medidas para evitar este problema. Especificamente, você pode fazer isto:

 

  • Certifique-se que esteja com todos os softwares atualizados em seu computador e dispositivo.
  • Preste atenção a atividades suspeitas. Principalmente, em suas contas online e contas de bancos.
  • Altere imediatamente suas senhas nos sites que o estão recomendando.

Existe algo mais que eu deveria saber?

Esta é uma situação nova e existe muita confusão e informações conflitantes. O mais importante é não entrar em pânico, seguir os passos acima e prestar atenção às instruções que os sites que você acessa lhe darão.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu