malwares

Cibersegurança: proteja os e-mails corporativos dos ataques de malwares

Qual a ferramenta de comunicação mais utilizada pela sua empresa? Por mais inovadoras que estejam as soluções nessa área, sem dúvida, o e-mail ainda continua liderando o ranking, não é?

Exatamente por ser amplamente utilizado dentro das corporações, ele também é uma das principais portas de entrada dos ataques de malwares.

De acordo com dados de uma pesquisa da Trend Micro realizada com clientes, 95.83% das ameaças que afetam as empresas vem de e-mail e web enquanto 2,08% surgem de endpoint.

Como os cibercriminosos disseminam ameaças

Quando um malware infecta a rede, logo inicia-se uma série de consequências desastrosas para a companhia como, por exemplo, a indisponibilidade dos sistemas, roubos de dados sigilosos, sequestros de informações (ransomware) e etc. Independente do formato de ataque, ele pode causar prejuízos financeiros ou de imagem para a organização.

Aumente a segurança digital

Existem algumas medidas eficientes para potencializar a segurança digital. A realização de backups dos e-mails é uma delas. Ao investir nessa prática, as empresas estão se protegendo principalmente dos golpes de ransomware. No caso do sequestro das informações, elas possuem cópias dos dados e, por isso, não se sentem tão pressionadas a cederem ao pagamento do resgate.

A abrangência desse backup pode ser decidida de acordo com a criticidade de cada departamento ou funcionário, mas com as facilidades de sistemas de backup e o barateamento dos dispositivos de armazenamento, é muito comum que seja empregado o backup completo.

Outra prática utilizada é a criptografia, que garante a confidencialidade de qualquer informação e deve ser usada em qualquer informação suficientemente relevante. É como garantir que um tesouro, mesmo quando roubado, seja indecifrável. A adoção de mecanismos de criptografia vem crescendo rapidamente no ambiente corporativo e é ainda mais relevante com o cenário de ameaças avançadas atual, que visa exatamente o roubo de informações sigilosas.

Entretanto, em linhas gerais, as ferramentas de antispam/segurança de e-mail com sandbox são as mais eficientes por poderem analisar características de links e anexos antes que cheguem até o usuário final.

Da mesma maneira, as soluções de proteção do acesso à internet (proxy seguro) também se apresentam como uma boa opção de cibersegurança.

Garanta a segurança digital da sua empresa e consulte um fornecedor que ajudará na proteção contra o ataque de malwares.

protecao-dados-conscientizacao

Categorias

Veja outras publicações

Menu