Proteja-se contra aplicativos bancários falsos com o Trend Micro Mobile Security para Android

Proteja-se contra aplicativos bancários falsos com o Trend Micro Mobile Security para Android

Ao fazer operações bancárias online usando seu smartphone Android, você pensa que o aplicativo do banco é a melhor maneira de se conectar a sua conta. E é – se for realmente o aplicativo do banco.

Mas, e se não for? E se for falso? E como você pode saber?

Em 2013 e 14, existiam mais de 4.000 clientes de banco online sul-coreanos, muitos foram enganados, seduzidos pela chance de assistir o filme “A Entrevista” e, sem querer, baixaram aplicativos falsos que sugaram milhões de suas contas – como Simon Huang da Equipe de Pesquisa de Ameaças Móveis da Trend Micro, descreve de forma assustadora em seu whitepaper “O Golpe do Aplicativo Bancário Falso da Coreia do Sul”, publicado em 2015.

Os aplicativos foram criados por uma “gangue” de malware operando fora da Prefeitura de Yanbian, em Jilin, China. Eles pareciam e operavam exatamente como os reais – mas roubavam informações dos usuários, inclusive números de celulares, nomes e números de conta e credenciais de login – só um prelúdio para roubar dinheiro das contas dos clientes.

O problema é agudo em países desenvolvidos, especialmente em lugares onde o Google Play não é acessível – onde os usuários têm que instalar seus aplicativos de outras lojas, que não têm os processos de auditoria adequados para manter seus sites livres de aplicativos bancários falsos. O resultado? Baseado em dados reunidos pelo Serviço de Reputação de Aplicativos Móveis da Trend Micro (ou MARS), para cada aplicativo bancário legítimo existe um aplicativo bancário falso malicioso ou potencialmente indesejado “trojanized” ou “repackaged”.

Vetores típicos de infecção de aplicativos bancários falsos incluem o seguinte:

  • Como no caso do Yanbian descrito cima, os usuários enganados por emails tentadores podem ser convencidos a baixar o aplicativo falso anexo e instalá-lo.
  • Os usuários podem instalar um aplicativo compartilhado por seus amigos em um fórum que frequentam.
  • Como é fácil fazer root em dispositivos Android, os usuários podem sem querer instalar um aplicativo falso ou substituir o aplicativo “verdadeiro” original por um falso, sem saber.
  • Finalmente, os bancos podem ser negligenciar as atualizações de certificados de seus aplicativos em regiões ou canais específicos, portanto os usuários não podem ter certeza de que o aplicativo que eles baixaram é o real – ou um falso, criado para roubar seus dados.

O Trend Micro Mobile Security for Android foi feito para proteger você dos aplicativos bancários e de cobrança falsos, independentemente de onde você os baixe. Usando seu recurso de verificação de certificados, continuamente atualizado, um componente MARS da Smart Protection Network, o Trend Micro Security sempre sabe quais aplicativos bancários são reais e quais são falsos, feitos apenas para parecerem os verdadeiros.

Quado você baixa um aplicativo bancário e o instala, o Trend Micro Mobile Security automaticamente o verifica e avisa se for falso. Ele, então, ajuda você a instalar o verdadeiro – portanto você sempre sabe diferenciar os aplicativos verdadeiros dos falsos.

Obtenha já o Trend Micro Mobile Security for Android, para que você possa se proteger contra os aplicativos bancários falsos e fazer grandes coisas online, com segurança.

Clique aqui para ver nosso vídeo Proteção contra Aplicativo Bancário Falso.

Clique aqui para mais informações sobre o Trend Micro Mobile Security para Android.

 

Categorias

Veja outras publicações

Menu