ataque à segurança da informação

Saiba por que a segurança de dados dos pagers estão vulneráveis

Em um relatório que deu sequência ao nosso relatório recente sobre o uso de pagers no segmento de saúde, a equipe de Forward-Looking Research (FTR) da Trend Micro também analisou o uso de comunicação em pagers em ambientes industriais. Este relatório vai analisar como e por que esses ambientes ainda utilizam pagers e os potenciais riscos de segurança relacionados a este canal sem criptografia.

A pesquisa avaliou uma série de áreas em que os pagers ainda são usados, tais como em Sistemas de Controle Industrial (Industrial Control Systems – ICMs) que são utilizados em diversos tipos de indústrias nos ramos de Energia, Manufatura e Transporte.

Nós também nos aprofundamos na área de Sistemas de Automação Empresarial que gerenciam muitos aspectos das operações prediais e a forma como os pagers são utilizados nos muitos alertas gerados dentro destes sistemas.

Os pesquisadores debateram sobre alguns exemplos da vida real de quais comunicações com pagers foram identificadas durantes suas pesquisas de campo em diversas indústrias, incluindo a indústria de geração de energia (Centrais Nucleares), Fábricas de Produtos Químicos e até mesmo empresas de Semicondutores.

Desde a coleta de Inteligência Passiva para páginas de spoofing até possíveis cenários de ataques, a intenção deste relatório é servir como um alerta para qualquer empresa que ainda use pagers na comunicação e inclui recomendações de como melhorar a segurança deste canal de comunicação.

Como os cibercriminosos disseminam ameaças

Categorias

Veja outras publicações

Menu