Segurança de TI | Escolha a solução certa para mitigar os riscos

Já é mais do que comprovado que reparar uma violação de dados sai mais caro do que investir em sistemas e softwares confiáveis de segurança da informação. De acordo com dados da Trend Micro, o custo médio de um único ataque pode chegar a US$5,9 milhões, por exemplo.

O problema não está somente no investimento para reparação desses dados, mas no valor das informações. Em um hospital, por exemplo, a violação de quaisquer registros de pacientes torna o prejuízo gigantesco e irreparável.

Segundo uma pesquisa da KPMG, 81% dos executivos da área de saúde afirmaram já terem tido algum tipo de ataque por malware, botnet ou outras investidas cibercriminosas nos últimos dois anos.

Os hackers não estão preocupados em como as instituições vão mitigar esses danos, eles estão preparados para ganhar cada vez mais o campo onde trabalham, se mantendo à espreita e aguardando o passo em falso de companhias de todas as indústrias.

 

Garanta a proteção dos dados da sua empresa

O mercado oferece uma série de opções de solução de segurança de TI. Entretanto, é necessário avaliar se há um diálogo entre os sistemas, verificando se as aplicações se conversam e estão atualizadas.

Ao selecionar os melhores componentes de gerenciamento de rede, verifique:

  • Se ele possui prevenção de perda de dados – DLP (Data Loss Prevention) – e auditoria, permitindo o monitoramento, alerta, identificação e bloqueio do fluxo de dados dentro e fora da rede.
  • Se ele mantém a atualização de segurança diariamente, com os patches recentes e as assinaturas de antivírus em dia, para evitar a penetração de malware no sistema.
  • Se ele possui firewalls, dispositivos de intrusão, honeypots, monitoramento constante de ataques de DoS (Deny of Services) e filtro de spam – continua sendo uma forma muito efetiva de enganar os usuários e infectar as redes corporativas com ransomware ou malware sem que esses saibam.

 

A importância da atualização de softwares de segurança da informação é vital para os negócios. Obviamente, a utilização de soluções de fabricantes diferentes não é a indicação mais adequada, mas a maioria das companhias costuma optar por esse modelo de negócio. Na verdade, desde que haja um sistema integrado que se converse e tenha um diálogo 360º, os problemas tendem a não ocorrer com frequência.

A importância da equipe de segurança

Por causa do recorrente aumento de violações de dados, a figura do gestor de segurança da informação se fortaleceu. Hoje, é muito difícil uma organização não contar com o auxílio desse profissional para ter o retorno esperado quanto à proteção de dados.

É esse líder que vai direcionar a compra de soluções com uma empresa de software de segurança com idoneidade para proteger todas as informações sensíveis da companhia e acompanhar as ações de cada colaborador a partir de um gerenciador de rede efetivo.

Além disso, ele é responsável por avaliar diferentes tipos de software para cada uma das necessidades dentro da corporação, mantendo a segurança da companhia em uma rotação de 360º, avaliando todos os possíveis riscos e necessidades.
Sua companhia está pronta para adotar essa consciência de proteger para não ter de remediar depois?

Categorias

Veja outras publicações

Menu