segurança dos dados

Como aumentar a segurança dos dados nos dispositivos móveis

Com o avanço da mobilidade e da tecnologia, estão mudando as relações de trabalho entre empresas e colaboradores. Hoje em dia, a alta conectividade permite que o funcionário execute seu trabalho de qualquer lugar e em tempo real.

Muitas empresas contam com equipes de vendas, de trade marketing e de consultores trabalhando diariamente nas ruas, em visitas a clientes, parceiros e nos pontos de vendas. Para que o fluxo de trabalho seja otimizado nesse caso, na maioria das vezes, esses profissionais utilizam dispositivos móveis para registarem informações, pesquisarem dados, se comunicarem com os pares e chefes.

Porém, um ponto merece atenção quando o assunto é o uso de dispositivos móveis: segurança da informação.

Tecnologia deve ser uma apoiadora da área de negócios

Para permitir que sua equipe trabalhe conectada em qualquer lugar e tenha acesso às informações a qualquer momento é preciso haver uma quebra de paradigma dentro da empresa e disseminação do conceito de que a segurança da informação é uma aliada da área de negócios.

A fim de garantir que os dados corporativos sejam acessados por dispositivos móveis de forma segura é importante contar com o desenvolvimento e aplicações personalizadas, que entendam a demanda do negócio.

ebook seguranca dos dados

Essa equipe deve trabalhar alinhada com a área de segurança, de modo que sejam viabilizados os acessos e criados processos para definir quais informações poderão ser expostas ou não nos dispositivos móveis.

Outro ponto importante é criar e implementar uma política de segurança de dados. Isso é importante para que todos conheçam as regras e saibam como proceder em cada situação. Definir controle de acesso às informações também é um passo fundamental para potencializar a segurança. Nem todos precisam acessar os mesmos dados.

Mas não se esqueça: para a evitar os ataques de intrusos nos dados de sua empresa durante o acesso remoto, é prioritário contar com soluções que protejam tanto o dispositivo móvel quanto o servidor e aplicações onde as informações estão hospedadas. Manter soluções de monitoração com alertas permitindo uma visibilidade dos riscos ao acesso das informações.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu