Sua conta da Netflix é segura? Descoberto novo esquema de roubo de senhas e informações bancárias

Se você é usuário da Netflix, provavelmente sabe porque ela é um caso de sucesso digital. A Netflix aproveitou as velocidades mais rápidas da Internet e a tecnologia móvel para se tornar uma das maiores redes mundiais de distribuição de vídeos. Com mais de 75 milhões de assinantes, a Netflix tornou comum a “compulsão por assistir” – uma experiência quase universal de assistir filmes em casa.

Porém, recentemente, foi descoberto que hackers têm visado a base de membro em expansão do serviço. De acordo com relatórios, os cibercriminosos estão roubando detalhes dos usuários, como senhas e credenciais bancárias através de campanhas de phishing e de um malware cavalo de Troia – possivelmente para vender na Deep Web. Nesse esquema, o usuário da Netflix é levado a clicar em um link malicioso encontrado em um email ou em um site que o leva a uma página de login falsa do serviço. Assim que o usuário clica no link, o malware coleta as informações da conta. Além disso, os cibercriminosos por trás do golpe estão vendendo as senhas da Netflix na Deep Web por apenas 25 centavos de dólares cada ou um total de $1 dólar pela compra de quatro contas, acrescentando que têm 300.000 senhas em estoque – colocando as vítimas em um risco ainda maior.

Mais ainda, seus “termos de serviço” alertam que os clientes não podem mudar os detalhes da conta pois isso alertaria o assinante real sobre a atividade não autorizada. Essas contas roubadas da Netflix podem ser procuradas em qualquer vendedor do mercado negro e usa as credenciais furtadas para praticamente qualquer serviço online pago. A sofisticação do golpe sugere que esses esquemas não são trabalhos pontuais, e sim parte de um modelo de negócios profissional que potencialmente alimenta a economia da Deep Web.

O usuário da Netflix pode saber se sua conta foi usada ilegitimamente quando programas e filmes aleatórios aparecem no campo “Continuar assistindo” e ao receber recomendações arbitrárias sobre o que assistir em seguida. Se sua conta da Netflix está sendo usada sem o seu conhecimento, você pode checar a lista de conteúdo que viu recentemente no site da Netflix, e depois clicar no triângulo de ponta cabeça ao lado de sua conta encontrado na parte superior direita da tela. Escolha sua conta e debaixo de seu perfil selecione “Atividade de visualização” Clique no link no topo da página “Ver acesso recente à conta” para ver quais dispositivos também foram registrados. Você verá uma opção na página da sua conta da Netflix para “Sair de todos os dispositivos”. Bloqueie outras pessoas mudando sua senha, clicando e “Mudar sua senha” de baixo de “Adesão & Cobrança”.

Para começar, para evitar se tornar vítima do golpe da Netflix, tenha cuidado em não acessar o conteúdo da Netflix em propagandas de terceiros ou não oficiais, que prometem oferecer a Netflix gratuitamente ou por um preço reduzido ou em links e postagens da mídia social. Tenha certeza de acessar o conteúdo apenas nos aplicativos ou site dedicado da Netflix.

Categorias

Veja outras publicações

Menu