segurança dos dados

O uso de pagers na área da saúde pode oferecer risco à segurança dos dados

Médicos e pagers são duas coisas intimamente conectadas desde o surgimento dos pagers em 1960. Por décadas, a figura do médico (e, depois de alguns anos, da médica) checando seu pager se tornou icônica em filmes e séries de televisão.

E, apesar de muitos acreditarem que os pagers iriam desaparecer com o tempo, assim como os telefones de disco (ou quaisquer telefones com fio), não foi isso que aconteceu. Os pagers ainda são usados hoje em dia, especialmente na área da saúde.

E há bons motivos para continuar usando essa tecnologia aparentemente arcaica. Os pagers têm um custo menor de infraestrutura do que qualquer celular ou mensagem de texto. Eles têm um alcance melhor dentro de prédios, como hospitais por exemplo. Ao longo dos anos diversos estudos comprovaram que eles não causam interferência de rádio frequência em equipamentos médicos. E os pagers são fisicamente mais robustos e mais resistentes do que os telefones celulares.­­­

protecao-dados-conscientizacao

Apesar do uso dos pagers ainda ser totalmente coerente na área da saúde, ainda assim se trata de uma tecnologia mais antiga. E, como ocorre muitas vezes com tecnologias antigas, muitas vezes elas não têm as ferramentas apropriadas de prevenção para manter o dispositivo seguro no ambiente atual de ameaças.

Compreender a ameaça representada pelos pagers na área de saúde é a principal ­­questão levantada no mais recente artigo da Forward-Looking Threat Research Group (FTR): “Leaking Beeps: Unencrypted Pager Messages in the Healthcare Industry” (Vazamento de Alertas: Mensagens Não Criptografadas de Pagers no Segmento de Saúde).

Este artigo usou como pesquisas e testes reais realizados nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Os pesquisadores conseguiram visualizar quais informações médicas são enviadas para os pagers e quais informações podem ser roubadas por aqueles com as ferramentas certas para fazer isso.

Na maioria dos casos, as informações pessoais podem parecer relativamente inofensivas, sem vínculos claros para as pessoas. Mas no mundo atual de agregação e correlação de dados, até mesmo informações pessoais aparentemente inofensivas podem representar um risco caso vazem.

Felizmente, existem medidas conhecidas que podem ser postas em prática para proteger essas informações. Além de definir os riscos do uso de pagers na área da saúde, este artigo fornece orientações para que as organizações de saúde possam proteger estas informações de forma mais eficaz.

O segmento de saúde não é o único que usa pagers. Este artigo é na verdade o primeiro de uma série de artigos que define os usos e os riscos dos pagers em diversos segmentos.

Categorias

Veja outras publicações

Menu