Infográfico:
Segurança no Mundo Pós-Pandemia

Que a pandemia mudou a dinâmica do trabalho, das compras e do jeito das pessoas interagirem todo mundo sabe.

Mas como? De que forma? E o principal: quais as consequências – e como estar preparado para lidar com elas? Para ajudar a responder questões como estas, a Trend Micro trouxe este infográfico interativo, com números e análises sobre a nova cara do mundo.

Home office,
literalmente

A pandemia levou o conceito de home office a um novo patamar. Segundo a FGV, cerca de 65% dos trabalhadores formais adotaram um sistema de home office durante a pandemia. E mais: segundo a instituição, pelo menos 30% das empresas planejam manter o sistema mesmo depois de tudo passar. Algumas, inclusive, já apresentaram novas políticas de trabalho, com regimes híbridos: a maior parte do tempo em casa e 1 ou 2 dias presenciais no escritório.

O lugar muda,
as necessidades, não

As pessoas estão trabalhando remotamente, mas acessando os recursos de sempre para seus trabalhos. Isso significa centenas (em alguns casos, milhares) de novos dispositivos potencialmente inseguros conectando-se às redes corporativas. Isso gera stress nas redes, dificulta a visibilidade e abre espaço para uma série de ameaças novas.

O novo (a)normal

Com mais gente em casa e acessando áreas críticas de sistemas corporativo remotamente, os cibercriminosos ficaram de olho nas possibilidades que surgiram. Ataques de phishing para obter credenciais e acesso a áreas de trabalho remotas, ataques de DDoS e exploits como o Zerologon, que abusa de vulnerabilidades do Netlogon Remote Protocol para acessar ilegalmente redes e dispositivos remotos, passaram a ganhar destaque e gerar dores de cabeça para as equipes de segurança da informação. Por onde começar? Recomendamos conhecer o Phish Insight, ferramenta que vai ajudar sua empresa a descobrir falhas e preparar sua equipe para se proteger contra o phishing.

O varejo mudou
de endereço

Impulsionados pela pandemia, os e-commerces – que já vinham crescendo – tiveram um boom nesse ano, aumentando quase 40% em relação a 2019. O problema: cibercriminosos estão de olho nesse filão, atacando lojas em busca de valores e informações de crédito dos clientes. E isso fica ainda mais sério por causa da LGPD, que já está em vigor e aumenta a pressão sobre as empresas em relação aos dados que guardam. Confira este webinar dedicado ao tema, que vai ajudar você a sanar dúvidas e entender melhor o assunto.

Achatando a curva das ameaças

Para se manter à frente das ameaças e continuar operando com performance e segurança, as organizações precisam adotar um pensamento em segurança, investindo em práticas e ferramentas eficientes para este contexto de trabalho.

Políticas de hierarquização, de regras de menor acesso, instalação de ferramentas de proteção de endpoint e de segurança de nuvem híbrida (incluindo detecção e remediação de ameaças em ambientes híbridos, redes, emails e mais) são bons exemplos de ações preventivas cruciais neste cenário. E, claro, contar com ferramentas e soluções de ponta para manter sua organização à frente das ameaças.

Empresas como a Ceitec, Arteris, Unigel e muitas outras já contam com a Trend Micro para manter suas operações mais seguras. Fale agora mesmo com a gente e garanta o melhor da cibersegurança para seu negócio.

Os perigos
digitais,
no Brasil
e no mundo

Confira o que nosso time de pesquisa levantou sobre as ameaças em todo o globo:

  • Brasil: 4° maior em volume de ameaças – 257,6M
  • 1,4M de arquivos maliciosos só em maio no país
  • 227M de ameaças em todo o mundo no 1° semestre

A ameaça
que gera
ameaças

O vírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19, serviu de inspiração para uma série de ataques e malwares novos. Veja o que nossos pesquisadores descobriram no primeiro semestre do ano no Brasil:

  • 50 novos tipos de malware
  • 4.813 URLs maliciosos
  • Mais de 132,000 de ameaças via email

Quer saber mais sobre os perigos e ameaças digitais e como enfrentá-las? Confira nossas soluções de Hybrid Cloud Security e XDR e entenda por que a Trend Micro é referência no Brasil e no mundo em proteção cloud e segurança digital.