5 estratégias para aumentar a segurança dos dados coporativos

5 estratégias para aumentar a segurança dos dados corporativos

Como gestor da área de segurança digital, você já deve ter  enfrentado a resistência por parte de alguns colaboradores de sua empresa, no que diz respeito às regras de segurança no acesso à internet e à rede corporativa.

Conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança dos dados pessoais e corporativos é uma tarefa mais difícil do que parece.  Muitos optam por burlar os sistemas de segurança para agilizar os processos e ter acessibilidade às pastas ou web, ignorando que essa prática pode colocar em risco a proteção de informações corporativas e aumentar o potencial que a organização seja alvo de ciberataques.

A falta de conhecimento por parte do usuário sobre a gravidade da situação e os diferentes tipos de malware existentes é uma das razões principais pelas quais empresas podem ser o próximo alvo de hackers. Basta um usuário infectado, para que a privacidade de toda a corporação seja comprometida.

Para preservar a segurança dos dados da sua organização é importante definir estratégias eficientes que protejam e conscientizem os usuários sobre a necessidade de seguir à risca as regras determinadas, sem comprometer a produtividade.

Confira algumas sugestões de como fazer isso:

1. Defina regras e níveis de proteção

Criar níveis de proteção e permissões para acessar diferentes pastas, arquivos e até mesmo utilizar a internet é uma boa saída para potencializar a segurança das informações. Você pode controlar o acesso à rede por departamentos, grupos de trabalho, tipos de clientes e etc. O mais importante é fazer um estudo sobre o funcionamento das áreas de negócios e entender como fazer uma segmentação de acesso adequada, que não prejudique o andamento do trabalho no dia a dia.

2. Crie senhas de acesso

Esta iniciativa eleva o nível de segurança do ambiente, permitindo  o acesso adequado nos sistemas ou pastas de arquivos. Criar políticas de senha segura para prevenção de de roubos de senhas no ambiente corporativo.

3. Controle o acesso à internet

Para evitar ataques de vírus, malwares, phishings e outros tipos de invasões no ambiente corporativo é importante aplicar um controle de acesso web adequado conforme as necessidades da empresa, atuando com soluções de segurança e o cuidado dos usuários nos acessos a sites desconhecidos.

guia seguranca dos dados

4. Conscientize a equipe

Outra medida importante é criar campanhas para a conscientização dos colaboradores. Por meio de infográficos, eventos, webinars ou palestras, é preciso mostrar aos  usuários que os ataques cibernéticos são mais frequentes e perigosos do que se imagina. Converse com a área de marketing, comunicação interna e RH da sua empresa,  definam estratégias de comunicação para potencializar a informação de segurança dos dados.

5. Invista em soluções de segurança

Esses sistemas compõem o alicerce da política de segurança dos dados de qualquer empresa.Por meio de inteligência das soluções de segurança é possível reduzir drasticamente os ciberataques e vazamentos de dados.

Adote estratégias sob medida para sua empresa, tenha a certeza de que não há brechas para vulnerabilidades e ameaças. Importante possuir soluções de segurança que ajude com a visibilidade do ambiente, caso tenha algum risco existente, permite uma mitigação imediata.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu