O Global Certification Forum (GCF) e a 5G Automotive Association (5GAA) anunciaram sua colaboração em um novo programa que oferecerá suporte à interoperabilidade, confiabilidade e segurança dos sistemas C-V2X emergentes.
Em 29 de junho de 2021, o Global Certification Forum (GCF) e a 5G Automotive Association (5GAA) anunciaram sua colaboração em um novo programa que apoiará o impulso para interoperabilidade, confiabilidade e os próximos sistemas vehicle-to-everything (C-V2X).
A 5GAA e o GCF trabalham juntos desde 1999, criando um programa inovador que estabelece as bases para a certificação da camada de rádio do C-V2X.
Nos termos do acordo das organizações, um novo programa foi estabelecido, o que permite que os fabricantes certifiquem seus produtos compatíveis com C-V2X, incluindo unidades a bordo (onboard units ou OBU) e unidades de beira de estrada (roadside units ou RSU) para funcionalidade C-V2X PC5 Modo 4. PC5 Modo 4, padronizado por 3GPP.
Lars Nielsen, CEO e gerente geral do GCF, disse que a combinação das duas organizações resultará em um “programa de certificação de primeira classe para a indústria automotiva”. O programa também abrirá o caminho para comunicações seguras, protegidas e interoperáveis entre veículos, pessoas e redes.
Além de PC5 Modo 4 (V2V e V21) para LTE, o programa irá evoluir 5G-NR baseado em B2X-Uu (V2N usando comunicações 4G e 5G. Isso tentará maximizar os benefícios da maior funcionalidade e desempenho do 5G.
Por meio do programa de certificação, os fabricantes Tier 1 de OBUs e RSUs podem garantir que seus produtos sejam interoperáveis entre si no que diz respeito à funcionalidade V2V. Além disso, os fabricantes de veículos podem depender de conectividade inteligente dentro dos automóveis.
C-V2X é vital para o crescimento e adoção de sistemas automotivos mais avançados. A comunicação direta e sem fio entre automóveis e entre infraestrutura e veículos é fundamental para tornar os sistemas de transporte muito mais eficientes e seguros.
Os veículos do futuro dependerão muito do V2X para navegar com segurança nas estradas. Assim, os fabricantes precisam entender os riscos que essas tecnologias envolvem.
A equipe de especialistas da Trend Micro encontrou vários vetores de ameaças potenciais que podem comprometer carros conectados via V2X. Algumas dessas ameaças incluem falsificação de mensagens V2X transmitidas para o ecossistema, detecção de mensagens V2X transmitidas para o ecossistema e transmissão e instalação remotas de firmware e/ou aplicativos maliciosos.
Para saber mais sobre os riscos relacionados ao C-V2X e carros conectados, leia nosso aprofundado white paper intitulado Connected Cars: Exploring Risks in 5G, Cloud, and Other Connected Technologies.