O número de empresas que fazem uso de nuvens públicas ou privadas para suas aplicações, emails e datacenters é considerável. A imagem abaixo, mostra alguns dos mais utilizados aplicativos e grandes empresas que utilizam das estruturas de nuvem de provedores, como Amazon Web Services, Microsoft Azure, IBM Softlayer, RackSpace e VMware vCHS.
Fonte: EXCELACOM 2016
O motivo de tantas marcas e organizações migrarem seus negócios do ambiente tradicional para nuvem, mostram a força de uma tendência que veio para ficar.
Abaixo, alguns pontos que mostram como a infraestrutura em nuvem pode otimizar consideravelmente a atuação de sua empresa:
-
Agilidade
Processos que demoravam em média 4 meses para serem realizados, podem ser feitos em minutos. Graças aos sistemas de Cloud Computing, é possível subir 1.000 servidores para executar um processamento de dados ou até mesmo novos servidores para um lançamento de campanha de marketing. A maioria das Startups por exemplo, já iniciam suas operações dentro da nuvem, e utilizam dessas soluções para não perderem a agilidade no lançamento de novas versões, aplicações e funcionalidades para seus consumidores.
Muitas empresas que ainda mantém a infraestrutura tradicional, encaram processo bastante moroso: a compra e implementação dos servidores no datacenter, validação de configurações, instalação de sistemas operacionais e aplicações, realização de testes e outras etapas podem fazer com que a organização fique atrás de seus grandes concorrentes.
2. Inovação
Com o ganho de agilidade, é estimulada maior inovação dentro de toda a empresa e consequentemente lançamento de novos produtos e aplicações.
A inovação, permite também que a quantidade de recursos disponibilizados seja paga sob demanda “Pay-as-you-Go”, pelo uso de infraestrutura de nuvem, o que faz com que a equipe de desenvolvimento consiga ter mais recursos para resolver problemas de forma simples e eficaz.
Abaixo a quantidade de recursos e soluções que podem auxiliar consideravelmente a criação de uma nova aplicação, para uma empresa ou Startup usando a Amazon Web Services:
Fonte: Amazon Web Services
3. Automatização
Com o uso de Cloud Computing, conseguimos automatizar diversos processos de maneira muito simples. Utilizando apenas um script pré-definido podemos subir milhares de novos servidores com as aplicações instaladas, políticas de segurança associadas e outras configurações que cada ambiente necessite. Empresas como Netflix e Globo.com, utilizam disso para conseguirem suportar picos de acessos às suas aplicações e não resulte em problemas para seus usuários finais.
Para as empresas que ainda trabalham somente na infraestrutura tradicional, a sugestão é que repensem o uso de arquiteturas híbridas utilizando como parte da infraestrutura, Nuvens Públicas ou Privadas. Os resultados poderão lhe surpreender.