Os usuários mais populares da famosa rede social Instagram receberam, no final de agosto, um alerta de que a empresa descobriu que hackers conseguiram acesso às informações da conta de alguns usuários específicos.
O Instagram confirmou que hackers conseguiram acesso aos endereços de e-mail e números de telefone de alguns usuários de maior destaque, explorando um bug na API do aplicativo. No dia 31 de agosto, foi reportado que hackers coletaram informações e criaram um banco de dados pesquisável batizado de “Doxagram”. Atualmente, são cobrados US$ 10 por pesquisa.
Em resposta à exploração da API, o Instagram não confirmou quantas contas foram afetadas e quem são os usuários prejudicados. Segundo os relatórios, apenas os perfis de usuários mais famosos estavam na mira dos ataques. É possível que os hackers estivessem procurando uma forma de usar indevidamente os canais com um grande número de seguidores para colocar em prática algum tipo de armadilha – na última semana já foi identificado um ataque deste tipo. Em declaração, a empresa destacou que “nenhuma senha foi revelada. Solucionamos rapidamente o problema e estamos executando uma investigação detalhada”.
Apesar de o Instagram afirmar que as senhas de usuários não foram comprometidas, isso não diminui a gravidade da invasão. Endereços de e-mail e números de telefone são usados como credenciais de login e backups para muitas contas diferentes, e não apenas em plataformas de redes sociais. É perfeitamente possível que um hacker sequestre o telefone da vítima e acesse seus perfis de compras ou até mesmo suas contas bancárias vinculadas ao número. O fato de a maioria das contas online ser acessada e até mesmo verificada através de dispositivos móveis torna os números de telefone bastante valiosos.
Melhores Práticas e Soluções
Como as contas online estão se tornando alvos de ataques, os usuários devem estar atentos às medidas de segurança disponíveis. Algumas dicas para gerenciar suas contas:
- Limite a quantidade de informações pessoais, assim, caso ocorra algum ataque, o dano será menor.
- Mantenha-se atualizado! Certifique-se que a versão mais recente dos seus aplicativos esteja instalada, assim você terá em mãos as medidas de segurança mais atuais.
- A maioria das plataformas já tem uma autenticação de dois fatores integrada a elas, portanto, certifique-se de que o 2FA esteja instalado em todas as suas contas online.
- Evite reutilizar senhas.
- Acompanhe notícias e plataformas digitais para saber as últimas notícias sobre a atividade dos hackers e outros tipos de invasões.
- Instale uma solução de segurança multicamadas no seu dispositivo.
Usuários e empresas podem fazer uso vantajoso das soluções de segurança móvel, como o Trend Micro ™ Mobile Security para Android ™ (disponível em Google Play) e também Trend Micro ™ Mobile Security para iOS ™. O Trend Micro ™ Mobile Security for Enterprise oferece às empresas o dispositivo, compliance e gerenciamento de aplicativos, além da proteção de dados e o provisionamento de configuração. Esta solução também protege os aparelhos de ataques que se aproveitam das vulnerabilidades, impedem o acesso não autorizado aos aplicativos, além de detectar e bloquear malwares e sites fraudulentos.