Dia do Vídeo Game – Melhores práticas para atacar os cibercriminosos que tentam estragar sua diversão

O Dia do Vídeo Game está chegando! Dia 8 de julho, os entusiastas terão a oportunidade perfeita para participar de seus games favoritos e celebrar a evolução de seu passatempo predileto.

Nos últimos anos, os games evoluíram de jogos baseados em textos em PCs para consoles e, agora, incluem os dispositivos móveis. Essas plataformas sofisticadas revolucionaram a maneira de jogar e interagir com jogadores de todo o mundo. Porém, essa interação traz oportunidades para o roubo de identidade.

Pense que até 2016 espera-se que 1,2 bilhões de jogadores online em todo o mundo estarão conectados. Os cibercriminosos veem esse acesso como uma mina de ouro de oportunidades para se aproveitar de jogadores descuidados. Como as informações geralmente estão armazenadas em um sistema em nuvem, interligando os consoles e dispositivos facilmente, os jogadores são o principal alvo para se obter informações valiosas que podem ser vendidas nos mercados da Deep Web.

Além disso, haverá tentativas de phishing de ativos de jogos virtuais. Depois de roubados, esses recursos podem ser vendidos rapidamente. Se isso não fosse o bastante, os cibercriminosos, muitas vezes, propagam malware no console dos jogadores para coletar informações ou obter acesso a sua rede pessoal.

Se você joga, é essencial estar alerta para as vulnerabilidades apresentadas pelos consoles de jogos atuais, sempre conectados. Você precisa ser proativo para proteger suas informações privadas e seus recursos de jogos.

Tenha certeza de estar seguro com essas dicas rápidas:

  • Use uma conta de email separada para jogos, para que os hackers não possam acessar sua lista de endereços, informações de contato e detalhes de verificação de seu email principal.
  • Ao se inscrever em uma conta de jogos, decida quais informações são importantes para a conta. Não há necessidade de preencher corretamente detalhes que não interferem no seu jogo, inclusive seu nome verdadeiro, endereço e data de nascimento.
  • Não vincule suas informações de cartão de crédito ou débito a nenhuma conta de jogos se você não pretende comprar itens de jogo. Se você precisa fazer compras dentro de um jogo, pergunte ao seu provedor de cartão sobre os serviços de verificação para transações online.
  • Alguns jogos suportam a autenticação de dois fatores. Certifique-se de ativá-la.
  • Antes de fornecer suas informações pessoais ou detalhes de pagamento, certifique-se de estar em um site oficial ao clicar duas vezes em links e marcas.
  • Esteja ciente de que conectar seu console a sua rede doméstica pode levar a cibercriminosos espionando seu sistema.
  • Instale um software de segurança confiável que também possa detectar links maliciosos e spam, e verifique seu sistema regularmente para ter certeza de que seu sistema está livre de malware.

Não deixe os cibercriminosos estragarem seu jogo. Tomando as precauções certas, você pode reduzir o risco de se tornar uma vítima. Esta é um época emocionante para um gamer, mas há armadilhas. Com um pouco de preparação você não perderá nada!

Para meus companheiros jogadores, tenham um Feliz Dia do Vídeo Game e seja proativo em manter seu console de jogos seguro este ano!

Publicado originalmente por Gavin Donovan em Trend Micro US.

Categorias

Veja outras publicações

Menu