Microsoft dá adeus ao Internet Explorer; você também deveria dar

Microsoft dá adeus ao Internet Explorer; você também deveria dar

12 de janeiro, o prazo final para o suporte ao Internet Explorer chegou, com uma recomendação para que todos os usuários migrem das versões mais antigas do navegador (IE 8, 9, e 10) para o IE 11 ou para seu novo navegador, o Microsoft Edge. De acordo com a assessoria da empresa, “Começando em 12 de janeiro de 2016, apenas a versão mais atual do Internet Explorer disponível para um sistema operacional suportado receberá suporte técnico e atualizações de segurança”. Conforme um estudo independente, ainda há quase 370 milhões de usuários, ou 45% de todos os usuários do IE, que ainda utilizam a versão mais antiga do navegador.

Após o prazo final, uma notificação de “fim de suporte” será enviada para as primeiras versões do navegador. Isso significa que as versões desatualizadas não receberão mais suporte técnico com patches e correções de bugs. De acordo com a página de suporte da Microsoft, “O Internet Explorer 11 é a última versão do Internet Explorer e continuará a receber atualizações de segurança, correções de compatibilidade e suporte técnico no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10. O Internet Explorer 11 oferece uma segurança aprimorada, melhor desempenho, melhor compatibilidade com versões anteriores e suporte para os padrões da web para os serviços e sites atuais. A Microsoft aconselha que todos os clientes façam o upgrade e se mantenham atualizados com o navegador mais recente para uma navegação mais rápida e mais segura.”

A Microsoft fez esse apelo para atualização ou uso de navegadores alternativos para proteger os sistemas contra possíveis riscos. A empresa ressaltou que embora as versões mais antigas ainda funcionem, os usuários ficarão expostos a mais riscos de vulnerabilidades não corrigidas por falta de suporte. “As atualizações de segurança corrigem vulnerabilidades que podem ser exploradas por malware, ajudando a manter os usuários e seus dados seguros. Atualizações regulares de segurança ajudam a proteger os computadores contra ataques maliciosos, portanto fazer o upgrade e se manter atualizado é importante.”

O Internet Explorer sempre foi um alvo favorito de cibercriminosos, com suas muitas brechas de segurança que facilitaram sua exploração ao longo dos anos. De fato, só em 2014, o navegador registrou um total de 243 vulnerabilidades de corrupção de memória – todas divulgadas e corrigidas.

Com sua reputação manchada por uma série de vulnerabilidades relatadas, o mais novo sistema operacional da Microsoft introduziu um novo navegador padrão chamado Edge que, de acordo com o analista de ameaças Henry Li, “pretende reduzir as superfícies de possíveis ataques, removendo sistematicamente recursos (e códigos) que não são mais necessários no ambiente de utilização atual”.

Categorias

Veja outras publicações

Menu