Novo aplicativo do MasterCard permite verificar transações com selfies

No Mobile World Congress, a MasterCard anunciou seu plano de desenvolver seu programa de reconhecimento facial “pay-by-selfie” como uma alternativa ao uso de senhas para verificar identidades em pagamentos online. Espera-se que a tecnologia esteja disponível no segundo trimestre em 15 países, inclusive Reino Unido, Holanda, Bélgica, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Noruega, Suécia e Finlândia.

Para usar o novo recurso, os clientes deverão baixar o aplicativo do MasterCard em seu dispositivo. Depois de inserir suas informações de cartão de crédito, ao fazer pagamentos online, os usuários devem segurar seu dispositivo e tirar uma selfie rápida para verificar a transação.

O aplicativo já tem várias maneiras de garantir que não seja usado para fraude. Para provar que essa foto não é apenas uma fotografia, o usuário tem que piscar. A MasterCard também disse que seus algoritmos podem determinar se alguém está tentando enganar o sistema usando um vídeo. O chefe de soluções de segurança, Ajay Bhalla disse, “Ninguém gosta de ser falsamente acusado de alguma coisa, mas é assim que as pessoas se sentem quando uma transação é falsamente recusada. Como os criminosos ficaram mais espertos, esforços para prevenir fraudes resultaram em um aumento de transações genuínas sendo recusadas”.

Os avanços da MasterCard no uso de biométrica para verificar pagamentos segue um projeto piloto juntamente com a firma de cartões de crédito International Card Services (ICS), onde os participantes poderão completar as compras online sem a necessidade de códigos PIN, códigos de confirmação e senhas. O uso de verificação facial ou impressão digital permite que os usuários de dispositivos móveis – a maioria dos quais já tem dispositivos com hardware para fazer isso – tenham um meio mais conveniente para isso. A MasterCard disse que o piloto resultou em um interesse comercial em todo o mundo e que pretende lançar a tecnologia nos EUA mais tarde, esse ano.

Desde a explosão do e-commerce, os cartões de crédito tradicionais têm sido alvo de cibercriminosos que encontraram várias maneiras – desde malware a golpes de phishing e skimmers – para se aproveitar da segurança fraca dos sistemas de pagamento de cartão de crédito. As numerosas ameaças que assolaram os sistemas de pagamento de cartão de crédito têm levado ao desenvolvimento de diferentes tecnologias de processamento de pagamento, que permitem transações mais seguras e mais convenientes.
Em outubro de 2015, os EUA implementaram um conjunto de regras onde a responsabilidade de fraudes por cartão de crédito muda dos emissores do cartão para os comerciantes, a menos que façam a atualização dos sistemas de processamento de pagamento para os que suportam a tecnologia de chip EMV com autenticação baseada em PIN, que pode resolver os incidentes de fraude que envolvem cartões perdidos ou roubados.

As novas soluções da MasterCard podem ajudar a preparar o caminho para transações móveis mais seguras, com o uso de métodos de verificação mais difíceis de burlar.

Categorias

Veja outras publicações

Menu