O que, como funciona e como me ajuda o recurso de Sandbox?

Sandbox, literalmente, “caixa de areia”, é um ambiente criado com o propósito principal de testar códigos ou programas suspeitos ou não verificados de terceiros, a fim de evitar que eles possam prejudicar o seu ambiente real. 

Pode ser considerado como um bom exemplo do uso de virtualização para fins de segurança, pois a “sandbox” é uma cópia exata de um ambiente de rede ou sistema, criada justamente para analisar o comportamento deste elemento em uma situação próxima da real, porém, com acesso restrito aos demais ambientes; com isso, as tecnologias que se utilizam desta estratégia conseguem avaliar se o arquivo traz algum risco ao ambiente e, em caso positivo, qual o risco oferecido e bloqueio, diminuindo muito a possibilidade de comprometer o sistema real.

O surgimento deste recurso trouxe um novo patamar de proteção digital para organizações, na medida em que elas passaram a contar com um poderoso complemento às ferramentas habituais de suas empresas; com o sandbox, códigos criados para serem indetectáveis pelo scanner dos antivírus e demais camadas – incluindo aqueles desenvolvidos apenas para atuar diante de um tipo específico de arquivo ou circunstância – podem ser identificados, assim como seu propósito malicioso, seja ele o de roubo de dados, de liberação de acesso indevido, de sequestro de informações ou qualquer outro. Isso oferece um grau avançado de defesa, contribuindo muito para estabelecer um ambiente efetivamente mais protegido contra novas ameaças. No entanto, é importante destacar que a “sandbox” não é um substituto do seu anti-malware ou do seu firewall, mas sim, um complemento nas camadas, elevando a inteligência de uma estratégia interconectada para sua segurança digital.

As soluções completas e avançadas, que oferecem proteção compatível contra as principais ameaças da atualidade, atuam em camadas, com recursos que se complementam e criam, em sua somatória, um sistema abrangente e efetivo de segurança, que permite visualizar e interceptar uma ameaça em diversos momentos, desde um ataque dentro da própria rede até um arquivo malicioso inserido por meio de um ataque de “phishing”. As melhores soluções de segurança , inclusive, não funcionam apenas com os diversos módulos desenvolvidos pelo próprio fabricante, mas também funcionam perfeitamente integradas com soluções de terceiros, ajudando a criar um panorama de defesa amplo, especializado e funcional. E, em adição a tudo isso, existe um importante detalhe que deve ser considerado.

Um erro comum de muitas equipes é assumir que a ferramenta de defesa possa solucionar, por si só, todas as questões relacionadas com a proteção de seus dados e ambientes digitais; este tipo de pensamento, além de errôneo, também pode levar a um comportamento desatento e pouco vigilante, o que é exatamente o que buscam os cibercriminosos. Por isso, antes de contar apenas com sua proteção, mantenha sempre a atenção a arquivos baixados, sites visitados e pen-drives, sobretudo os de origem desconhecida. Tenha certeza do que você está colocando na máquina pois é o esforço de cada um que permite que todo o conjunto funcione de forma segura.

Sendo assim, trazer a visibilidade de sua rede em conjunto com estratégias de emulação em ‘SandBox’ se faz muito importante. Quando observamos e entendemos o que trafega em nosso ambiente, seja vertical ou lateralmente em nossa rede, podemos mudar nossa postura e passar a tratar com pró-atividade os riscos que aparecem diariamente, diminuindo drasticamente o potencial de sermos a próxima vitima do cibercrime.

 

 

Categorias

Veja outras publicações

Menu