O submundo alemão: Comprando e vendendo mercadorias via droppers

O submundo criminoso alemão: Comprando e vendendo mercadorias via droppers

Os recentes ataques em Paris foram realizados com armas e explosivos. Embora os explosivos provavelmente tenham sido feitos pelos próprios autores dos ataques, eles não puderam fazer o mesmo com suas armas. Então, onde as conseguiram? Uma opção pode ter sido: a Deep Web.

No dia 27 de novembro, um traficante de armas foi preso sob suspeita de comércio ilegal de armas. Apesar dos promotores não confirmarem ou negarem, vazamentos na imprensa alemã indicaram que o suspeito vendeu quatro rifles de assalto tipo AK para os atacantes. Acredita-se que ele vendia as armas na Deep Web para qualquer um que pudesse pagar.

Essa conexão entre os atos de terrorismo e a Deep Web não é surpresa. Temos frequentemente falado sobre como a Deep Web é usada como um local para o comércio ilegal de armas e drogas. Nossa pesquisa sobre a comunidade clandestina de língua alemã nos deu uma grande visão das transações que acontecem e os indivíduos por trás delas.

Figura 1. MacBook à venda no submundo alemão

Por exemplo, vamos imaginar alguém chamado Klaus. Ele quer comprar um MacBook Pro caro, mas não quer pagar muito por ele. Ele adquire um apelido – “Pantera Cor-de-Rosa” – e visita fóruns famosos do submundo alemão como o likebus1nezz.biz e crimenetwork.biz. Lá ele encontra outro usuário chamado “El Ano”, que administra um serviço de dropping com o mesmo nome.

EL Ano é um dos muitos droppers que oferecem serviços para compradores como o Pantera Cor-de-Rosa. El Ano “compra” itens para seus clientes e paga por eles com fundos roubados (por exemplo, de contas PayPal comprometidas). Tudo o que ele cobra de seus clientes é uma taxa mínima do que ele tem que “pagar”.

Neste caso, o Pantera Cor-de Rosa seleciona um MacBook que ele irá “comprar” por 1000 euros. Ele entra em contato com o vendedor que é convencido a aceitar PayPal ao invés de cartão de crédito. A informação do vendedor é enviada para El Ano, que faz o pagamento. Pantera Cor-de Rosa então paga a El Ano por esse serviço, com uma quantia que é muito menor que o preço pedido no eBay e concorda em pegar o notebook pessoalmente.

Pantera Cor-de Rosa agora tem o notebook por muito menos que iria pagar por ele normalmente. El Ano recebe sua “taxa”. Claro que depois que a fraude é descoberta, ou o PayPal ou o vendedor terão problemas. Mas, a essa altura, várias transações podem ter sido realizadas pelos fraudadores. Por isso, o dropping do PayPal parece ser um modus operandi próspero no submundo alemão.

Figura 2. Propaganda do serviço de dropping do El Ano.

“$$$ Paypal – Selecionar – Pagamentos $$$

Paypal, Pagamentos, Carding, Drops, Dinheiro, Bitcoin, Dinheiro Vivo

Cara comunidade da Fraude, Como eu tive que recusar vários clientes na semana passada, decidi oferecer um “happy hour” segunda-feira, 30 de novembro das 10 da manhã às 10 da noite. Todos os pagamentos até 1,4 mil estão por 99 euros. Qualquer pessoa que me der um retorno com uma foto e nome de usuário obtém uma oferta de 80.

Alô CNW (rede do crime),

Estou oferecendo pagamentos via PayPal e também o serviço de entrega do PayPal (Just in Time Dropping). Como meu antigo caminho foi removido, você pode me encontrar nesse novo.

A publicação abaixo descreve como pegar quaisquer mercadorias “compradas” via dropping. PackStation é um serviço na Alemanha que permite que os clientes enviem e recebam pacotes através de cabines automatizadas localizadas em todo o país. A tradução para o inglês segue a própria postagem:

Figura 3. Anúncio descrevendo o processo de dropping

Pegue suas próprias mercadorias hoje!

Você não tem tempo para esperar seu próprio pacote? Ou é muito arriscado esperar perto do PS (PackStation)? Então este é o lugar certo para você! Pago pelos artigos de sua escolha e você pode pegá-los logo depois!

Procedimento para a retirada:

  1. Você escolhe seus artigos nos anúncios classificados do Ebay e pergunta se é possível fazer um pagamento e retirada via PayPal. Posso sugerir algumas histórias mais fáceis das pessoas acreditarem.
  2. Você me envia o endereço PayPal do vendedor, eu envio o pagamento e aviso você.
  3. Nós mantemos contato até que o drop esteja terminado. Antes de bater na porta da pessoa, você pergunta se tudo está em ordem para ter absoluta certeza de que está tudo bem.

Pagamentos em lojas, emails privados, etc…tudo é possível

O preço de pagamento do PayPal é 20% do valor do pagamento (até 2000 euros)

Pagamento do preço PayPal F&F: 35% do valor do pagamento (agora apenas até 750 euros)

Carding um PS ou HD (NOVO)

  1. Você me diz qual é o artigo escolhido, 500 euros
  2. Eu direi meu preço para o artigo
  3. Você paga
  4. Uma vic (vítima) adequada será selecionada que envia para o PS (PackStation) ou HS (devia ser HD)
  5. Nós facilitamos todo o contato + pagamento e você receberá de mim um ID para acompanhamento

Se não conseguirmos encontrar uma vic adequada para itens como ouro ou joias (que pode acontecer), você recebe seu dinheiro de volta

Usar contas roubadas para comprar produtos é apenas uma das facetas da economia do submundo alemão. Nossa recente pesquisa intitulada U-Market: Investigando o Submundo Cibercriminoso Alemão olha mais de perto esse submundo, descobrindo os produtos e serviços disponíveis para venda e também as maneiras que os usuários o operam para esconder seus movimentos. Também comparamos a comunidade clandestina alemã para entender melhor outras, como a russa, e fornecer uma lista de usuários que parecem frequentar ambas as plataformas.

Categorias

Veja outras publicações

Menu