Parte 4 – Como evitar o phishing: Configurando proteções de WiFi e mensagem instantânea

Parte 4 – Como evitar o phishing: Configurando proteções de WiFi e mensagem instantânea

Se você alguma vez já foi vítima de phishing, já sentiu o perigo de receber emails falsos, arquivos baixados de maneira oculta, mensagens instantâneas ou links para sites falsos disfarçados de verdadeiros – tudo feito para roubar seus dados, sua identidade ou, mais provavelmente, seu dinheiro.

Você precisa estar vigilante para não cair nesses golpes, mas só a vigilância não é mais suficiente hoje em dia. Você precisa da ajuda de um software de segurança de alto nível, como o Trend Micro Security. Suas tecnologias anti-phishing sofisticadas podem ajudá-lo a se proteger desses golpes.

Nessa série em quatro partes, “Proteja Sua Rede”, vamos ensiná-lo a configurar o Trend Micro Internet Security e o Maximum Security para otimizar sua proteção contra o phishing. Especificamente, vamos fornecer instruções para configurar os seguintes recursos, com o assunto da semana destacado em negrito:

  • Proteção de WiFi e Mensagem Instantânea

Nesta parte final da série, vamos configurar as proteções de WiFi e de mensagens instantâneas no Trend Micro Security. Usando a proteção de WiFi, você pode receber avisos constantes quando tentar se conectar a hotspots potencialmente perigosos. Usando a proteção de mensagens instantâneas, o Trend Micro Security verificará riscos de segurança em links de sites recebidos através de programas de mensagens instantâneas Yahoo ou AOL.

  1. Clique duas vezes no ícone do Trend Micro Security em seu desktop ou na bandeja de seu sistema para carregar o Console do Trend Micro Security.
  2. Clique em Configurações. A tela Senha aparece.
  3. Digite sua Senha e clique em OK. A tela Configurações de Proteção aparece, com as Preferências de Varredura selecionadas por padrão.
  4.  Selecione Controles de Internet & Email, depois Rede para abrir o painel. A tela de configurações de Rede aparece.
  5. Note que o Firewall Booster já está ativado por padrão. O Firewall Booster fornece uma inspeção de conteúdo da rede e uma varredura de exploração de vulnerabilidades; um sistema de detecção de intrusão e um recurso anti-botnet proativo para melhorar o que é fornecido no Windows Firewall, portanto deixe esse recurso ativado.
  6. Selecione a caixa que diz Exibir um alerta ao tentar se conectar a redes sem fio ou hotspots potencialmente não seguros para ver um aviso se você se conectar a uma rede sem fio sem credenciais de segurança confiáveis. Depois, clique em Aplicar para aplicar suas configurações.

Apenas as redes sem fio protegidas por senhas são consideradas seguras. Redes sem fio que redirecionam sua conexão sem criptografia são arriscadas. Redes sem fio que não têm um processo de autenticação ou um certificado de segurança válido são classificadas pela Trend Micro como perigosas.

Mensagens Instantâneas

O Trend Micro Security adiciona uma camada a mais de proteção para as mensagens instantâneas, verificando riscos de segurança em links de sites recebidos através de programas de mensagens instantâneas (MI). Com a proteção MI, se você clicar em um link de um site malicioso você será impedido de acessar o site e receberá um alerta.

Para instalar a proteção MI, você primeiro precisa instalar o (s) programa(s) MI que estará usando. O botão de instalação para o (s) programa (s) MI estarão então ativados na interface do Trend Micro Security.

O Trend Micro Security suporta os seguintes programas de mensagens e versões:

  • Yahoo!® Messenger 8.0, 8.1, 9.0, 10.0 e 11.5
  • AOL® Instant Messenger™ (AIM®) 6.8 e 6.9

Nas instruções abaixo, o Yahoo! Messenger já foi instalado.

1. De volta à tela Configurações de Proteção > Controles de Internet & Email, selecione Mensagem Instantânea. A tela proteção de Mensagem Instantânea aparece.

  1. Selecione a caixa Verificar riscos à segurança nos links em sites recebidos através de programas de mensagens instantâneas.
  1. Na seção do Yahoo! Messenger, clique em Instalar. Depois da instalação aparece um pop-up, indicando Instalação Completada.
  2. Clique em OK para fechar o pop-up.
  3. A proteção de Mensagem Instantânea para o Yahoo! Messenger está Ativada por padrão. Agora você verá classificações dos links recebidos quando conversar pelo Yahoo Messenger.
  4. Clique em Aplicar para aplicar suas configurações. Depois clique em OK para fechar as Configurações de Proteção do Trend Micro Security.

Parabéns por terminar essa quarta parte da série PROTEJA SUA REDE! Usando o Trend Micro Security e personalizando suas configurações você agora está protegido contra golpes de phishing.

Para mais informações sobre o software Trend Micro Security, clique aqui.

Para assistir a um vídeo descrevendo esses tutoriais, vá ao seguinte link do YouTube clicando aqui.

Continue acompanhando nosso blog, confira as melhores dicas de segurança e saiba como se proteger na rede! Algum comentário sobre a série de postagens “Proteja su Rede”? Fale com a gente no twitter @TrendMicroBR!

Category: Cibersegurança
Tags:

Categorias

Veja outras publicações

Menu