Ransomware

Ransomware: o que é, por que se preocupar, como se proteger

Você viu as notícias atuais? Talvez tenha ouvido falar de um novo tipo de ataque que está causando uma série de problemas: ransomware.

O Ransomware tem aparecido nas notícia ultimamente porque os criminosos fazem os computadores e os dados de grandes instituições de reféns, como hospitais e universidades. Esses ataques forçaram algumas vítimas a parar de usar seus computadores completamente.  Outras vítimas desistiram e pagaram o valor pedido pelos seus atacantes na esperança de que pudessem retornar o controle de seus computadores e suas informações. Alguns conseguiram seus dados de volta, mas outros não: você não deve confiar criminosos.

O Ransomware é um tipo específico de vírus ou malware. Assim como outros vírus e malwares, é basicamente um programa malicioso que entra em seu computador ou dispositivo e é executado. Há muitas maneiras do ransomware entrar em seus computadores ou dispositivos. As formas mais comuns são através da abertura de anexos maliciosos que você recebe por e-mail ou navegando em sites que empurram o malware em seu sistema sem que você saiba. O que torna o malware complicado é que os e-mails podem parecer reais e, às vezes, até sites legítimos e confiáveis estão comprometidos para disseminar o ransomware.

Quando o ransomware entra em seu sistema, ele trava seus arquivos, como documentos e fotos, criptografando-os com um código que apenas os atacantes têm acesso. A criptografia faz com que seja praticamente impossível você ou qualquer outra pessoa acesse suas pastas sem esse código e a única maneira de obter o código é pagando aos criminosos que atacaram e fizeram isso com você. O que é ainda pior: a maioria dos atacantes de Ransomware vão te dizer que há um tempo limitado para pagar (normalmente de três dias) ou então eles vão destruir o código. Normalmente, o resgate é alto: US$ 500 dólares é a média para indivíduos (mais caro para empresas).

O Ransomware é muito parecido com um filme: o cara mau está de pé lá, segurando o que é valioso para você como refém, ameaçando destruí-lo e te dizendo “me dê o dinheiro e eu te dou o código”.

Eu disse que o ransomware é um tipo de vírus ou malware. O Ransomware é diferente de outros vírus e malware, porque ele vai atrás dos arquivos mais importantes para você e os detém como reféns, tentando forçá-lo a pagar um resgate. Os criminosos não estão interessados nos arquivos que o ransomware vai atrás: anos de fotos salvas, importantes documentos financeiros e de trabalho. Mas eles sabem que esses arquivos são importantes para você. Vírus e malwares normalmente são um incômodo, mas o ransomware pode ter impacto na sua vida digital da mesma forma que um incêndio pode ter impacto na sua vida real.

ebook seguranca dos dados

Então, o que você pode fazer sobre isso? Primeiro, é melhor se prevenir contra o ransomware.

Estas etapas podem ajudar:

 

  • Certifique-se de que você está executando um sistema operacional moderno e com suporte. Dito de outra forma: não use o Windows XP.
  • Confirme que o seu sistema operacional e todos os seus programas estão atualizados. Use o Windows Update; habilite as atualizações automáticas em seus dispositivos e para todos os programas.
  • Tenha cuidado ao abrir anexos. Isso é muito importante. É um velho truque, mas ainda funciona. Pense em todos os anexos que você recebe como desconhecido e potencialmente perigoso. Será que seu amigo realmente te enviou isso? Você tem uma conta com esse banco? Você está realmente esperando um pacote? Quando em dúvida, melhor verificar.
  • Execute um software de segurança moderno, como o Trend Micro Internet Security. O software de segurança é fundamental quando se fala em ransomware, porque ele pode fornecer várias camadas de proteção necessárias para impedir ataques de ransomware. Por mais tentador que seja, pacotes de segurança gratuitos não estão à altura para combater ransomwares.

 

A última coisa que você deve fazer é estar preparado para o pior com bons backups. Isso é uma coisa inteligente de se fazer em geral. Isso vai te ajudar caso seu disco rígido quebre ou se caso seu computador ou dispositivo seja roubado. E, se tratando de ransomwares, isso é fundamental, pois este é o caminho certo e comprovado de se obter seus arquivos de volta.

O Ransomware é diferente de qualquer outro vírus ou malware que já vimos. Por isso é assustador. Mas entender o que ele é e o que você pode fazer sobre isso pode ajudar a torná-lo menos assustador. É algo que você precisa levar a sério. Mas não precisa entrar em pânico: basta tomar algumas medidas hoje e você poderá ficar mais tranquilo com relação à essa ameaça.

Nas semanas seguintes, vou compartilhar com você o que você pode fazer se for atacado por um ransomware. Enquanto isso, visite esse link para aprender mais.

Categorias

Veja outras publicações

Menu