Ajudando as operadoras móveis a manter os clientes seguros com segurança da rede virtualizada

Na Trend Micro, estamos sempre em busca de novas formas inovadoras de ajudar nossos clientes a superar seus desafios de segurança cibernética.

As operadoras de rede móvel (MNOs) estão cada vez mais adotando tecnologias de virtualização e aceleração de software para se tornarem mais ágeis na forma de implementação e operação de serviços de rede: por exemplo, para ajudar a lidar com grandes e imprevisíveis volumes de rede durante os horários de pico.

Por isso criamos o Virtual Network Function Suite: uma solução de alto desempenho formulada para funcionar nesta nova infraestrutura de rede e atender às necessidades de segurança das MNOs em meio a um cenário de ameaças em rápida evolução.

Com recursos que incluem filtragem de URL, prevenção de intrusões e controle de aplicativos, o VNFS permite que as operadoras reduzam os custos e melhorem a agilidade, fazendo com que se diferenciem no mercado com uma proteção altamente eficaz contra ameaças para os clientes.

Ameaças móveis aumentam

Atualmente, as organizações em todo o mundo estão sendo obrigadas a lidar com um volume e uma variedade sem precedentes de ameaças muitas vezes altamente sofisticadas, e as MNOs estão no mesmo barco. Elas precisam proteger seus clientes contra tudo, desde malwares de commodities e spams até Trojans de roubo de informações, ransomware, malware de SMS premium e muito mais. A Trend Micro bloqueou mais de 38 bilhões de ameaças no primeiro semestre de 2017, incluindo um número absurdo de 82 milhões de ameaças de ransomware.

Muitas ameaças móveis estão escondidas em aplicativos legítimos, mas mal-intencionados, mas os usuários também podem se expor através de e-mails, navegação na web e redes de Wi-Fi desprotegidas.

Muitos consumidores não têm um software de segurança instalado em seus dispositivos, então há uma crescente demanda e oportunidade de mercado para as MNOs, que devem melhorar os controles de segurança que podem oferecer a partir de um nível de rede. No entanto, essas operadoras estão ao mesmo tempo passando para celulares pequenos, aumentando o número de estações base na rede e, portanto, o número de servidores normalmente necessário para fornecer uma segurança eficaz. Isso impulsionou as funções virtualizadas de segurança que têm um custo menor e são mais ágeis e dimensionáveis ​​do que os servidores de segurança com base em dispositivos ultrapassados.

Potencializando a SPN

O VNFS da Trend Micro é uma solução baseada em software de alto desempenho que utiliza o Data Plane Development Kit (DPDK) para o processamento de pacotes de alta velocidade. Desacoplar as funções da rede a partir do hardware subjacente significa que as MNOs podem fornecer segurança de forma mais rápida, mais eficaz e com menor custo. Graças ao DPDK e outras tecnologias de hardware de arquitetura da Intel, o VNFS opera de forma altamente eficiente, consumindo apenas alguns núcleos da CPU.

Veja alguns dos benefícios do VNFS:

Recursos de segurança podem ser alocados e configurados dinamicamente para diferentes serviços

Design nativo para NFV de classe operadora com uma arquitetura pura de software que fornece proteção de alto desempenho para a rede

Recursos de segurança da Trend Micro e inteligência de ameaças líder da indústria, com Smart Protection Network (SPN)

Serviços de segurança que podem ser dimensionados dinamicamente e alocados para atender a demanda quando o tráfego aumenta

A filtragem de URL é um ótimo exemplo de como o VNFS ajuda as MNOs com uma proteção altamente eficaz. A suíte fica localizada na Gi-LAN do MNO, entre o gateway de pacotes e a Internet, convertendo o dispositivo e as políticas de nível de usuário para bloquear URLs e fazer uma análise detalhada do pacote, ambos a base de sustentação da segurança de alto desempenho.

O VNFS é alimentado pelo SPN da Trend Micro, que coleta 15 terabytes de dados para análise, identifica 180 mil novas ameaças, analisa 1,5 bilhões de novas amostras de ameaças e bloqueia 250 milhões de ameaças a cada 24 horas. Usando uma modelagem de emulação de sandbox, diversos pontos de contato e feedback inteligente de sensores do mundo real, o SPN consegue bloquear as ameaças mais recentes e conteúdos inapropriados. O VNFS potencializa essa inteligência, uma base abrangente de dados de reputação de URL, para manter os usuários protegidos.

Somado aos recursos do VNFS de controle de aplicativos e de prevenção de intrusão, a combinação oferece uma solução imbatível e de alto desempenho para operadoras móveis, com o alcance, a dimensão e a flexibilidade que elas precisam para manter os clientes protegidos em meio a um cenário de ameaças em rápida evolução.

 

Categorias

Veja outras publicações

Menu