Além do Endpoint: Por que as Organizações estão Escolhendo o XDR para Detecção e Resposta Holísticas

O endpoint tem sido um importante ponto de foco para invasores que visam ambientes de TI corporativos. No entanto, cada vez mais, os líderes de segurança estão sendo forçados a proteger dados em toda a organização, seja na nuvem, em dispositivos IoT, em e-mail ou em servidores locais. Os invasores podem pular de um ambiente para o outro em ataques de vários estágios e até se esconder entre as camadas. Portanto, vale a pena ter visibilidade holística, a fim de detectar e responder com mais eficácia.

É aqui que as soluções XDR oferecem uma alternativa confiável às soluções pontuais ou de EDR. Mas, infelizmente, nem todos os provedores são iguais. A Trend Micro se difere dos outros fornecendo recursos maduros de segurança em todas as camadas, inteligência de ameaças líder do setor e uma abordagem analítica baseada em IA que produz menos alertas de maior fidelidade.

Sob pressão

Não é segredo que as equipes de segurança de TI hoje estão sob extrema pressão. Eles enfrentam um inimigo capaz de explorar uma gama crescente de ferramentas e técnicas do submundo do cibercrime. Ransomware, engenharia social, fileless malware, exploração de vulnerabilidades e drive-by-downloads, são apenas a ponta do iceberg. Existem “centenas de milhares de novos programas maliciosos ou apps indesejados registrados todos os dias”, de acordo com um novo relatório da Osterman Research. Ele argumenta que, embora a proteção de endpoints deva ser um “componente-chave” na estratégia de segurança corporativa, “ela pode ser apenas uma vertente” — complementada com a proteção na nuvem, na rede e em outros lugares.

Tem mais. As melhores abordagens sobrecarregaram as organizações com muitas ferramentas diferentes ao longo dos anos, criando custos extras, complexidade, dores de cabeça de gerenciamento e falhas de segurança. Isso causa aumento nos workloads para equipes de segurança já abarrotadas.

De acordo com o Gartner, “Dois dos maiores desafios para todas as organizações do ramo são contratar e manter uma equipe de operações de segurança tecnicamente experiente e criar um recurso de operações de proteção que possa configurar e manter com confiança uma postura defensiva, além de fornecer uma capacidade de detecção e resposta rápida. As organizações tradicionais geralmente são sobrecarregadas pela interseccionalidade desses dois problemas”.

O XDR apela às organizações que enfrentam todos esses desafios, bem como às que não conseguem obter valor com soluções SIEM ou SOAR, ou que não têm recursos para investir nelas. Então, o que isso envolve?

O que procurar

Conforme relatado pelo Gartner, todas as soluções XDR devem alcançar fundamentalmente o seguinte:

  • Melhorar a proteção, detecção e resposta;
  • Aumentar a produtividade geral da equipe de segurança operacional;
  • Reduzir o custo total de propriedade (TCO) para criar uma capacidade de detecção e resposta eficaz

No entanto, o analista pede aos compradores de TI que pensem cuidadosamente antes de escolher em qual fornecedor investir. Isso ocorre porque, em alguns casos, a inteligência de ameaças subjacente pode ter pouca capacidade e os fornecedores possuem lacunas em seu portfólio de produtos que conseguem criar pontos cegos de TI perigosos. A eficácia será uma métrica chave. Como o Gartner diz: “Você não só vai ter que conferir se ele encontra os problemas, mas, principalmente, se encontra os problemas que sua ferramenta atual deixa passar”.

Líder em XDR

É aqui que o Trend Micro XDR se destaca. Ele foi projetada para ir além do endpoint, coletando e correlacionando dados de toda a organização, incluindo: e-mail, endpoints, servidores, workloads em nuvem e networks. Com esse contexto aprimorado e o poder dos algoritmos de IA da Trend Micro e da análise de segurança especializada, a plataforma é capaz de identificar ameaças facilmente e contê-las com mais eficácia.

A Forrester reconheceu recentemente a Trend Micro como líder em detecção e resposta empresarial, dizendo sobre o  XDR: “A Trend Micro tem uma abordagem inovadora e é uma excelente opção para organizações que desejam centralizar relatórios e detecção com o XDR, porém têm menos capacidade para realizar peoativamente a busca de ameaças”.

Segundo o Gartner, atualmente menos de 5% das organizações empregam XDR. Isso significa que há uma enorme necessidade de melhorar a proteção em toda a empresa. No momento em que os recursos corporativos estão sendo expandidos até o limite, o Trend Micro XDR oferece às organizações globais uma chance inestimável de minimizar a exposição ao risco da empresa e maximizar a produtividade das equipes de segurança.

Categorias

Veja outras publicações

Menu