Aplicativo móvel leva a golpe de email com multa por excesso de velocidade

Um golpe mais inteligente envolvendo um “aplicativo de tráfego ou mobilidade grátis” está enganando usuários, rastreando sua localização e depois enviando uma multa falsa por excesso de velocidade. A polícia da Pensilvânia detalhou um golpe que envolve um aplicativo móvel, que pode ter sido usado para enviar notificações de multas por excesso de velocidade por email que parecem verdadeiras. O aplicativo inclui informações sobre o motorista, inclusive nome, tipo de veículo e outros detalhes precisos de onde estavam dirigindo, a que horas e em que velocidade estava.

O aviso direciona o usuário a pagar a multa antes da data devida e solicitando que ele clique em uma “declaração de infração” que leva as vítimas a acreditarem que é uma multa oficial, devido à exatidão das informações fornecidas. Porém, o link na verdade instala um malware no PC ou dispositivo móvel da vítima.

Segundo um alerta sobre o golpe divulgado pela polícia da Pensilvânia, as notificações podem ser bem convincentes porque usam informações baseadas nas coordenadas reais do GPS, coletadas do dispositivo da vítima. Os Departamentos de Polícia de Tredyffrin alertam que as pessoas devem ter cuidado com esses emails de phishing, que contêm links ou documentos anexados, pois podem vir com malware que podem infectar seu computador ou dispositivos móveis.

Não foi a primeira vez que os cibercriminosos usaram aplicativos móveis para enganar as pessoas para pagar alguma coisa. De acordo com um trabalho de pesquisa sobre aplicativos falsos, os aplicativos móveis fornecem uma série de estratégias de ataque para hackers e a criação de aplicativos falsos continuam a enganar usuários, levando-os a baixar malware que podem expor suas informações pessoais e possivelmente danificar seus dispositivos. Como esse golpe usa um aplicativo legítimo, os usuários devem ser ainda mais cuidadosos e verificar a reputação do desenvolvedor, certificando-se de baixá-los apenas de lojas oficiais.

As pessoas que vivem na Pensilvânia devem evitar baixar ou abrir anexos relacionados a multas de velocidade e, se estiverem em dúvida, contatar ou verificar com as autoridades locais.

Categorias

Veja outras publicações

Menu