Dados de consumidores e operações de marketing: mantendo a segurança na jornada para a adequação ao GDPR

markating_dados_GDPR_trendmicroE-mails. Formulários na web. Eventos. (Meu Deus!) Estas táticas de marketing são todas idealizadas para adquirir, armazenar e desenvolver relacionamento com clientes em potencial, consumidores e parceiros. Frequentemente, eles são os primeiros pontos de contato com sua empresa – e dão muito do substrato para seus sistemas de automação de marketing. Com o General Data Protection Regulation (GDPR), que entra em vigor no dia 25 de Maio de 2018, é fundamental que as equipes de operações de marketing estejam envolvidas no processo de adequação às normas.

Embora a maioria das organizações a princípio se dediquem em proteger bases de dados corporativas repletas de dados de consumidores, aqueles de marketing acabam sendo ignorados algumas vezes. De fato, em uma pesquisa encomendada pela Trend Micro, 42% dos entrevistados não entendem que e-mail marketing contém informação privilegiada e 64% não acham que datas de nascimento dos clientes são uma informação relevante para o GDPR.

Para a Trend Micro, uma parte crucial da jornada do GDPR foi mapear todas as fontes de dados da organização e para onde eles vão. Por exemplo, preencher um formulário em nosso site é um ponto de entrada para nossos sistemas para muitos prospects e clientes. A partir dali, eles vão para diversos sistemas na empresa, do CRM às plataformas financeiras e outras. Como parte da jornada de adequação do GDPR, focamos em garantir que esses dados de consumidores estejam protegidos, independentemente do setor da empresa em que estejam.

Uma das áreas críticas que percebemos na qual toda empresa deve prestar muita atenção é garantir que os parceiros e fornecedores – e aí se enquadram desde plataformas de webinar até disparadores de e-mail e mais – também cuidem dos dados repassados a eles. Para isso, falamos com diversos distribuidores com os quais temos parcerias de marketing e esclarecemos – e formalizamos em contrato – como os dados de consumidores devem ser gerenciados.

Outro aspecto importante é que, embora o GDPR seja uma regulamentação europeia, muitas organizações lidam com dados de cidadãos europeus, em particular de uma perspectiva de marketing. Nesse caso – mesmo que seja de um país como Canadá, EUA ou Austrália – sua empresa está sujeita aos termos do GDPR, de modo que os dados que passem por todos os seus sistemas globais, incluindo ferramentas de automação de marketing, CRM, finanças e outros, estarão dentro do escopo das exigências para adequação.

Veja o vídeo em que Gary Verster, operações de marketing na Europa, explica como nossas equipes da área garantem que os dados dos clientes estejam protegidos durante toda sua jornada através de sistemas internos e externos.

 

Agenda dos vídeos

14/03 – Visão geral de finanças / apoio executivo: veja o que é o GDPR e entenda como o apoio executivo vai ajudar sua empresa e seus colaboradores a estarem preparados.

21/03 – Gestor do Programa de GDPR: veja quem está mapeando nossa jornada do GDPR e descubra qual o perfil ideal para coordenar todas as funções envolvidas

28/03 – Jurídico: O GDPR é basicamente uma obrigação legal. Entenda quão grande é a participação do jurídico neste projeto, interna e externamente, e como está envolvido em todos os aspectos da organização.

04/04 – Segurança de TI: veja o que tem a dizer nosso diretor de TI sobre o GDPR e como está afetando nossa organização, oferecendo uma visão global sobre como gerenciamos privacidade de dados e mudando a forma como nos comunicamos.

11/04 – Vendas e Marketing: nosso COO Kevin Simzer explica como todos estamos na mesma jornada de adequação ao GDPR juntamente com nossos clientes, e quais os benefícios deste processo.

18/04 – RH: veja como o GDPR afetam os empregados e como fazemos para garantir um entendimento claro da regulamentação

25/04 – Operações de Marketing: descubra como nossa equipe garante a proteção de dados de clientes em todas as plataformas externas

02/05: Produtos e serviços: veja o que diz Bill McGee, VP Sênior de Segurança em Cloud, sobre como estamos constantemente evoluindo para oferecer as melhores funcionalidades em nossos produtos e como ajudamos nossos clientes a fazer as suas partes para contribuir com um ambiente de nuvem seguro;

09/05: Facilitação de vendas e canais: veja a importância de nossos parceiros entenderem o GDPR e como podemos ajudá-los a encontrar as ferramentas necessárias para uma total adesão ao GDPR.