Dedalus aposta tudo na AWS e mostra o caminho no Brasil

Por Mark Nunnikhoven 

No fundo eu sou um tremendo nerd, mas faço um esforço verdadeiro para analisar os materiais que nossos times não técnicos publicam. Há muitas informações importantes, mesmo que elas não estejam escritas em hexadecimal ou binário.

Essa semana, eu estava lendo um caso de sucesso de um parceiro nosso no Brasil. Internamente tenho ouvido muitas coisas sobre essa parceria. Eles estão tendo um grande sucesso utilizando o Deep Security e são um dos maiores parceiros da AWS na América Latina.

Conforme lia o estudo de caso, eu entendi o motivo: é uma ótima empresa, tem uma parceria sólida com a AWS, está resolvendo problemas reais para seus clientes… uma dessas situações quando se tem tudo a ganhar.

Espera um momento…

Depois de terminar minha primeira leitura, alguma coisa estava me atraindo, então voltei e reli o caso.

  • Parceiro AWS & Trend Micro: confere.
  • Ajudando os clientes a  resolver problemas reais: confere.
  • Citação do seu presidente “Percebemos que computação em nuvem era o futuro, portanto vendemos nosso data center e começamos um relacionamento com a Amazon Web Services”: confere.
  • Deep Security é uma ótima opção: confere.

Espere um momento… Como é mesmo essa penúltima parte?

“Percebemos que a computação em nuvem era o futuro, portanto vendemos nosso data center…” Esse é o presidente da Dedalus, Mauricio Fernandes, falando sobre como eles apostaram tudo na computação em nuvem.

Foi uma iniciativa ousada. Hora de buscar mais informações.

Simplificando a Tecnologia

A Dedalus ajuda a gerenciar os sistemas de TI de seus mais de 600 clientes. Sua carteira de clientes contém alguns dos maiores nomes da região, inclusive o Grupo Pão de Açúcar, o maior varejista do país e a Igreja Universal com mais de 4.500 templos em todo o mundo.

Com uma carteira longa e diversificada, é justo dizer que a Dedalus precisa encarar uma porção de desafios de TI. Configurações estranhas, sistemas legados, escalonamento. Fale qualquer encrenca, eles já passaram por ela.

Diante de tudo isso, eles decidiram migrar totalmente para a AWS Cloud… em 2006! Isso é visão. Eles têm administrado a infraestrutura em direção à nuvem para eles próprios e para seus clientes bem antes de ser uma coisa da moda.

Resolvendo a Segurança

Mudar 100% de sua infraestrutura para a AWS representou alguns desafios de segurança. Felizmente, como os leitores regulares sabem, esses são principalmente desafios de percepção.

Se você entende o modelo de responsabilidade compartilhada (abaixo), você pode resolver até os requisitos de segurança mais rígidos, implementando na AWS Cloud. Foi o que a Dedalus fez.

Responsabilidade Compartilhada

AWS Você
Instalações Sistema Operacional
Segurança Física Aplicações
Infraestrutura de rede Dados
Camada de virtualização

Com uma compreensão sólida do modelo em mãos, eles triplicaram seu volume na AWS no ano passado e estão a caminho de fazer o mesmo de novo este ano. Para mim, a história da Dedalus oferece um vislumbre do que é possível quando uma organização entende como a segurança muda na nuvem.

Categorias

Veja outras publicações

Menu