A rede de Hotéis & Resorts Starwood, uma empresa de hotelaria e lazer que possui milhares de propriedades , inclusive os Hotéis Sheraton, o Westin e Hotéis W, é a mais recente vítima de uma violação de dados. A violação teria sido causada por malware que roubou informações de cartões de pagamento de sistemas de ponto de vendas (PDV). Clientes de 54 hotéis (a maioria localizada na América do Norte) que pagaram com cartões de débito ou crédito em bares, lojas de presentes, restaurantes e outras lojas varejistas nos locais nos últimos meses, provavelmente foram afetados pela violação, que comprometeu informações como nomes, números de cartão de pagamento, códigos de segurança e datas de validade. Porém, a empresa disse que informações de conta, números de seguro social e PINs não foram afetados.
A infecção de malware teria se propagado nos sistemas de pagamento em variadas extensões e locais entre novembro de 2014 e outubro de 2015.
Sergio Rivera, presidente do The Americas no Hotéis Starwood, divulgou uma declaração garantindo ao público que estão sendo tomadas as medidas para proteger os dados dos clientes e que estão trabalhando com autoridades legais em uma investigação. Para compensar, a empresa está oferecendo aos clientes afetados um ano de proteção de identidade e serviços de monitoramento de crédito grátis.
No momento, o malware não seria mais uma ameaça aos cartões de pagamento e de crédito dos clientes dos Hotéis Starwood.
Os que sentirem que suas informações de pagamento possam ter sido comprometidas nesse incidente – ou em um incidente semelhante – devem a analisar e monitorar extratos bancários regularmente em busca de qualquer atividade suspeita e imediatamente avisar seu banco ou emissor de cartão de crédito se suspeitar que informações de seu cartão tenham sido expostas. Também é recomendável escolher um provedor de catão de crédito que permita que seus clientes configurem alertas de transações.