Malware Key Raider rouba 225.000 credenciais de iPhones Jailbroken

Malware Key Raider rouba 225.000 credenciais de iPhones Jailbreak

Um malware para iPhone recém descoberto chamado de “Key Raider” foi manchete recentemente. A boa notícia para a média de usuários do iPhone – ou pelo menos para os que optaram pelos iOS de “estoque” – é que ele só ataca iPhones desbloqueados. O malware foi descoberto em sites chineses que fornecem software para fazer jailbreak em iPhones, e também de apps de terceiros ou pirateados que podem ser instalados em fones hackeados. Embora os usuários chineses sejam a maioria dos afetados, o malware começou a se espalhar fora da China e foi visto se encaminhando para usuários de outros países, inclusive os EUA.

O Key Raider roubou mais de 250.000 credenciais de login de contas da Apple, inclusive milhares de certificados, chaves privadas e recibos de compra, sequestrando o tráfego do iTunes. Baseado na pesquisa da Palo Alto Networks, o malware se conecta a processos de sistema através do MobileSubstrate e rouba nomes de usuários, senhas de contas Apple e do GUID (Guia de Identificação Global) do dispositivo, interceptando o tráfego do iTunes no dispositivo. O Key Raider rouba certificados de notificação de serviços enviados e chaves privadas, rouba e compartilha informações de compra, e desabilita funções de desbloqueio local e remoto em iPhones e iPads. O cachê de detalhes de conta foi descoberto pela comunidade de iPhone chinesa Weiphone depois de membros da comunidade notarem cobranças não autorizadas.

O caso do Key Raider serve como uma advertência sobre os perigos de fazer jailbreak em iPhones. Nós já discutimos porque fazer jailbreak é enfaticamente desaconselhado por especialistas em segurança. Embora o jailbreak desbloqueie alguns recursos interessantes, como modificar dispositivos segundo a preferência do usuário, obter aplicativos que não estão disponíveis na iTunes App Store (sem mencionar cópias grátis piratas que estão na App Store) ele ainda não supera os benefícios.

A plataforma iOS é reconhecida por sua abordagem de segurança “walled garden” (jardim murado). Porém, com o crescimento dos ataques a dispositivos iOS, ameaças como oMasque e Wirelurker estabeleceram que tanto dispositivos “jailbreak” ou “não jailbreak” não estão livres de riscos de segurança.

O processo de jailbreak apresenta muitos riscos de segurança. Basicamente, o processo de jailbreak em um dispositivo é feito para tirar a proteção incorporada oferecida pelo sistema padrão. Apesar de oferecer algumas vantagens, também deixa os dispositivos completamente vulneráveis a ameaças e ataques. Quando os usuários fazem jailbreak em seus dispositivos, eles nunca podem ter certeza do que o código jailbreak está fazendo – além de explorar vulnerabilidades encontradas no dispositivo.

Outros riscos, como a perda de garantia, deixando o usuário sem uma maneira fácil para restaurar seu dispositivo e sem poder atualizar o SO e apps já seriam razões susficientes para que os usuários evitassem o jailbreak em seus dispositivos. Isso não apenas impede que o usuário o use sem ter que se preocupar com ameaças de segurança, eles realmente não podem seguir em frente quando se encontram presos em um buraco na segurança.

Categorias

Veja outras publicações

Menu