crimes virtuais

Financiando os crimes virtuais: o lado oculto da venda online de moedas de jogos

Há muito tempo a indústria de jogos online é alvo de grandes crimes virtuais. Ano após ano, vemos os jogadores sofrendo ataques de tophishing e tendo suas contas hackeadas e empresas sofrendo ataques de DDoS e outros. Apesar destes ataques ocorrerem fora dos jogos, uma destas ameaças está muito mais próxima da experiência de jogo do que imaginamos, e têm um impacto bem amplo.

Nossa mais recente pesquisa, “As Raízes do Cibercriminoso que Vende Moedas de Jogos Online” apresenta nossas descobertas relacionadas a uma operação cibercriminosa com cibercriminosos adquirindo moedas de jogo de forma maliciosa, vendendo as mesmas para jogadores online e usando o dinheiro recebido para financiar suas operações cibercriminosas.

Explorando a Competitividade dos Jogadores

Utilizando esse método, os cibercriminosos tiram vantagem de um subconjunto particular dos jogadores de jogos online que estão dispostos a trocar dinheiro de verdade por moedas para usarem nos jogos (especificamente, as moedas dos jogos de MMORPGs). Os MMORPGs são jogos de RPG online que permitem que os jogadores de todo o mundo participem de uma aventura de fantasia com várias outras pessoas. A natureza competitiva é inerente neste tipo de jogo. Geralmente os benefícios para os jogadores giram em torno de obter a moeda do jogo e itens raros.

Comprar as moedas do jogo online permite que os jogadores acumulem moedas do jogo sem precisar dispender muito esforço e tempo, que seriam necessários para obter essas moedas de forma legítima no jogo. Tal atividade é desaprovada por muitos desenvolvedores de jogos online e suas empresas. A prática é vista como um tipo de trapaça e, geralmente, considerada uma ofensa grande o suficiente para banir o jogador.

protecao-dados-conscientizacao

Trapacear em jogos online não é contra a lei. A venda e compra de moedas de jogos online também não. Os cibercriminosos estão plenamente conscientes disso e encontraram uma maneira de usar isso em benefício próprio. Surgiram muitos sites que vendem moedas de jogos online para jogos como FIFA, World of Warcraft e Path of Exile, com alguns até mesmo oferecendo o serviço de ‘capturar Pokémons’ no popular jogo Pokémon Go. Estes sites têm seus próprios anúncios, promoções e sistemas de pagamento, mesmo criptografados. Na verdade, a maior parte deles funciona como sites de compras online, prometendo transações rápidas e seguras, bem como suporte através de chat ao vivo 24 horas por dia.

Empresas se Tornam Danos Colaterais

Conforme os cibercriminosos coletam e vendem a moeda de jogos online — que rende dinheiro de verdade para eles — eles investem estes fundos em suas atividades cibercriminosas, algumas das quais incluem ataques direcionados contra empresas, corporações e até mesmo servidores do jogo. Vimos isso ocorrer com ataques provenientes de grupos de hackers como Lizard Squad, Team Poison e Armada Collective.

Com base nesses relatórios, podemos afirmar que o ato de comprar moeda de jogos online é, essencialmente, uma atitude cíclica e autodestrutiva: ao pagar por métodos ilegítimos para subir de nível nos jogos, os jogadores involuntariamente também financiam a queda do jogo online com que gastam dinheiro.

O que isso significa para as pessoas afetadas por esta operação em particular? No fim das contas, isto significa que os jogadores precisam reconhecer o mal que estão fazendo para seus jogos favoritos ao comprar a moeda do jogo online e que eles devem resistir a esse impulso e recomendar a outros que façam o mesmo. Empresas — envolvidos ou não nesses jogos online — também precisam se dar conta de que os cibercriminosos basicamente encontraram uma forma de gerar dinheiro legalmente e, portanto, devem intensificar suas defesas para se proteger contra os ataques alimentados pela venda de moeda de jogos online.

Uma lei que proíba trapaças em jogos online pode parecer um pouco exagerada para impedir esse tipo de ocorrência, mas talvez se houver uma lei que proíba a venda de tais serviços isso pode impedir que os cibercriminosos se aproveitem deste tipo de atividade em particular como fonte de renda. Mas, enquanto não houver nenhuma lei no sentido de regular as moedas de jogos online, provavelmente veremos cada vez mais grupos cibercriminosos se aproveitando desse tipo de método.

Para descobrir mais detalhes sobre este método em particular usado por cibercriminosos e também para descobrir quais grupos de cibercriminosos foram flagrados nesta atividade, leia nosso relatório completo “As Raízes do Cibercriminoso que Vende Moedas de Jogos Online“.

Categorias

Veja outras publicações

Menu