Motivos sombrios online: As organizações de cibercriminosos e de terroristas são mais parecidas do que pensamos?

Os terroristas são realmente diferentes dos cibercriminosos? Nos deparamos com conteúdo terrorista durante nossas investigações sobre a atividade do cibercrime no submundo e, após uma análise completa, descobrimos paralelos na maneira como esses grupos distintos operam online.

O uso da Internet pelos terroristas em suas operações tem sido alvo de muitas discussões, com os recentes eventos como ataques em Paris e Bélgica trazendo o assunto polêmico para o primeiro plano. Mas um melhor acesso a informações só resolverá uma parte do problema de rastreamento pois as organizações terroristas estão utilizando as mais recentes tecnologias, técnicas e aplicações cibernéticas abrangendo dispositivos móveis, a surface web e também a deep e dark web.

Por exemplo: as técnicas e tecnologias usadas pelos terroristas incluem plataformas e tecnologias usadas não apenas pelos cibercriminosos como também por muitos outros tipos de usuários online. Vimos orientações de OPSEC (segurança operacional) para terroristas que são semelhantes às que são destinadas a jornalistas e ativistas. Observamos organizações terroristas e seus apoiadores utilizando a mesma variedade de recursos na deep web, dark web e surface web que os usados pelos cibercriminosos para permanecerem anônimos e se comunicarem com seus contatos.

Por outro lado, também vimos algumas diferenças fundamentais entre o comportamento online dos dois. Descobrimos que apesar de empregarem as mesmas tecnologias, eles o fazem de diferentes maneiras.

Iremos divulgar mais detalhes sobre nossas observações relacionadas às atividades online das organizações terroristas nos próximos dias.

Categorias

Veja outras publicações

Menu