Por que o DevOps é tão crucial para os seus negócios?

Uma das mudanças culturais de TI mais importantes da história está crescendo significativamente em todas as empresas de vários segmentos. Chama-se DevOps e é a quebra de barreiras entre as equipes de desenvolvimento e operação para melhor comunicação, integração e workflow, resultando, em última análise, na melhoria de desempenho geral dos negócios da sua empresa.

Se você ainda não iniciou a transição, deve começar agora. Pode parecer uma tarefa simples, entretanto, existem muitos processos, ferramentas, pessoas e mudanças culturais que devem ser implementadas para estabelecer grandes DevOps dentro de uma empresa. Mas primeiro, é importante entender de onde veio esse movimento e o que está alimentando seu ritmo acelerado de crescimento.

O que impulsionou o rápido crescimento do DevOps globalmente?

Empresas em todo o mundo exigiam novos recursos, maior eficiência e entrega mais rápida. O número de desenvolvedores dentro das empresas também cresceu e as organizações foram forçadas a fazer a transição com o intuito de automatizar processos, para que as equipes de TI pudessem se concentrar nas necessidades reais dos negócios, ao invés de despender tempo com tarefas manuais e tediosas. Isso impactou as equipes de Desenvolvedores e Operações, e a necessidade de integrar especialmente essas duas equipes se tornou importante. Foi assim que o DevOps nasceu e se tornou a mudança cultural de integração entre essas duas equipes que vemos hoje.

Por que você precisa adaptar sua equipe de TI a essa nova cultura?

Atualmente, a grande maioria das startups já nasceu com essa nova cultura e estão crescendo de forma excepcionalmente rápida. Esse crescimento é causado pelo DevOps, que permite que as startups entreguem novas features e novas versões de aplicativos a cada poucas horas, às vezes a cada poucos minutos. Isso pode auxiliar as empresas a fazer uma evolução considerável em suas aplicações para conquistar novos clientes e parceiros. Também lhes permite ser mais inovadoras, pois as empresas que adotam o DevOps têm certeza de que a equipe permitirá a transição rápida para o mercado sem problemas substanciais. Além disso, ao integrar o processo de feedback em tempo real e o relatório de erros de clientes, parceiros e funcionários internos no pipeline de CI/CD para melhorias e correções mais rápidas, você poderá criar melhor agilidade no DevOps e, por sua vez, no seu negócio.

Se você não conseguir oferecer a mesma agilidade do DevOps que outras startups conseguem hoje em dia, sua empresa corre o risco de perder clientes no futuro ou até de falhar totalmente, dependendo da concorrência no mercado à qual sua empresa está associada.

“O tempo está acabando, por favor, não perca tempo e força de mercado!!!”

No entanto, as startups não são as únicas empresas que usam o DevOps para criar uma vantagem competitiva. Um exemplo é o Goldman Sachs. Eles evoluíram de duas builds por dia para mais de mil no mesmo período. Essa é uma mudança substancial no setor de serviços financeiros, onde tudo necessita ser processado rapidamente devido ao número substancial de transações.

É engraçado pensar nisso, certo? O Goldman Sachs é um dos maiores bancos do mundo e as pessoas costumam dizer: “Os bancos têm muitas aplicações críticas e serão os últimos a se adaptar à nova cultura de TI ou a adotar novas soluções”. No entanto, isso está errado — pense nisso: existem tantas empresas FinTech (Financial Technology) crescendo no mercado que, se as existentes não adaptarem sua cultura de TI para acelerar os novos recursos de aplicação e atender às demandas de negócios, elas começarão a enfrentar mais desafios, pois as novas empresas evoluirão muito mais rapidamente.

O Goldman Sachs fez mais do que se adaptar: eles começaram a investir em uma empresa de destaque, a GitLab, que ajuda o mercado a implementar essa nova cultura. O Goldman Sachs é um dos investidores mais importantes da GitLab, juntamente com a Alphabet.

“Se você é uma empresa grande, não dê desculpas do porquê de não estar adotando mudanças. Outras empresas do seu tamanho estão fazendo isso bem mais rápido.” 

As organizações que adotam a cultura DevOps produzem mais, com mais rapidez e eficácia. Existem muitos benefícios do DevOps, e aqui estão as 5 principais vantagens:

  1. Entrega mais rápida de recursos;
  2. Comunicação e colaboração aprimoradas entre desenvolvedores e operações;
  3. Mais tempo para inovar ao invés de ter que consertar e manter as aplicações atuais;
  4. Maior envolvimento dos funcionários (já que eles começam a entender melhor o processo e, como resultado, trabalham em equipe a fim de colaborar e ajudar uns aos outros);
  5. Ambientes operacionais mais estáveis e confiáveis.

Os desenvolvedores, as operações e as equipes de segurança trabalham há vários anos de maneira segregada ao criar novas aplicações, mantê-las e proteger os ambientes que as executam. Corrigir essa falta de integração é, com certeza, o fator DevOps mais crucial na criação de um pipeline suave e ágil. Isso criará mais agilidade dentro de suas equipes e permitirá que sua empresa se posicione melhor contra a concorrência.

Artigo originalmente publicado no medium.com.

Glossário

  1. CI/CD (Integração Contínua e Implantação Contínua)