Quatro coisas que você deve fazer quando seu email for hackeado

Quatro coisas que você deve fazer quando seu email for hackeado

Todos estamos acostumados com esse cenário: um amigo diz que você está enviando emails estranhos ou spam na página de mídia social deles com postagens que não parecem ser suas. Quando isso acontece, você provavelmente já sabe o que aconteceu: sua conta de email foi hackeada. Por mais que queiramos acreditar que nosso computador só está tendo um mau dia, emails hackeados devem ser levados a sério, mesmo que você só use seu email para conversas casuais e formulários de registro (especialmente se for o último!). Uma conta de email hackeada pode levar a problemas mais sérios, como roubo de identidade e outras intrusões de segurança e privacidade, podendo afetar suas finanças e sua reputação. Por causa dessas implicações de segurança, sua reação inicial deve ser de pânico. Mas antes (ou depois) disso, acalme-se, controle-se e siga esses passos simples:

1. Mude sua senha

Em alguns casos, se não na maioria deles, os hackers não mudam sua senha da conta. Isso significa que você ainda pode acessar sua conta e pode impedir que aconteçam mais ataques Para mudar sua senha, simplesmente use o link “Esqueceu a Senha” na sua página de login e redefina sua senha. Faça isso em todas as suas contas em todos os seus dispositivos.

O que você precisa lembrar:

  • Use senhas longas, complexas e únicas, ou frases para diferentes contas.
  • Gerenciadores de senha podem ajudar a criar e gerenciar múltiplas senhas de contas.
  • Use verificação de 2 etapas. A etapa extra exigirá um código especial enviado para seu telefone sempre que as configurações de conta forem alteradas. A menos que o hacker tenha o seu dispositivo, só você pode acessar o código e o obter o acesso.

 

2. Verifique suas configurações

Verifique suas configurações de conta e veja se alguma coisa mudou. Seus emails podem ter sido encaminhados para os hackers, permitindo que eles recebam informações de login e obtenham endereços de email de sua lista de contato. Se você usa uma assinatura de email, verifique se há alguma alteração duvidosa que possa ter sido feita.

O que você precisa lembrar:

  • Envie uma mensagem de alerta para seus contatos, informando que seu email foi hackeado e para que ignorem quaisquer mensagens suspeitas ou postagens vindas de você, ou com seu nome, até que os avise que o problema já foi resolvido. Alerte-os também para não clicarem em links enviados.

 

3. Escaneie seu computador e outros dispositivos em busca de malware

Fazer varredura em busca de malware deve ser uma prática rotineira. Quando suas contas são hackeadas, certifique-se de verificar imediatamente se existe malware ou remanescentes de malware que possam estar ativos em seu computador.

O que você precisa lembrar:

  • Se suas varreduras detectaram malware, mude sua senha novamente e reverifique suas configurações. Mudar sua senha sem limpar seu sistema pode não trancar os hackers do lado de fora de suas contas, se você tiver malware enviando a eles suas novas chaves.

 

4. Implemente medidas preventivas

Não permita que os hackers invadam sua conta novamente. Você pode começar evitando emails de phishing suspeitos, ou links e anexos encontrados neles. Isso também vale para redes sociais. Clicar em links ou postagens duvidosas pode levar a páginas de phishing ou baixar malware que rouba informações.

O que você precisa lembrar:

  • Use redes seguras e privadas. Isso pode ajudar a impedir que os hackers entrem em sua rede.
  • Limite sua exposição nas redes sociais e a quantidade de informações que exibe publicamente. Hackers e ladrões de identidade são rápidos em reunir informações pessoais na mídia social, portanto seja cuidadoso e mantenha os detalhes pessoais privados.
  • Marque como favoritos os sites de confiança, inclusive sites de compras online que você usa com frequência. Isso impedirá que você, acidentalmente, entre no site errado onde hackers podem infiltrar códigos maliciosos ou links que o levam a sites que “pescam” suas informações.

Continue acompanhando nosso blog, confira as melhores dicas de segurança e saiba como se proteger na rede! Algum comentário sobre essa postagem? Fale com a gente no twitter @TrendMicroBR!

Categorias

Veja outras publicações

Menu