Reduza os riscos de segurança e performance na migração para a nuvem

Migrar o armazenamento de dados e dos aplicativos para a nuvem é uma tendência cada vez mais frequente no mundo corporativo e isso se deve principalmente à facilidade de acesso às informações e arquivos de qualquer lugar, o que aumenta a produtividade e reduz custos.

Segundo o Gartner, os servidores virtuais já estão ultrapassando os físicos e dentro de poucos anos, 71% deles estará virtualizado.

Algumas empresas como as startups, por exemplo, já nascem com o conceito de infraestrutura como serviço, passando a adotar um modelo operacional baseado na computação em nuvem. Outras corporações fazem o movimento contrário, e aos poucos, planejam a migração de seus serviços para o cloud computing.

Entretanto, em alguns casos, tomar essa decisão ainda gera dúvida em relação à segurança de dados. Os questionamentos comuns dos gestores estão relacionados com a possibilidade de ocorrer perda de performance nas aplicações, vazamento dos dados e até mesmo a ruptura das informações empresariais.

ebook seguranca dos dados

Para evitar esses tipos de situações é importante entender as oportunidades da computação em nuvem para o seu negócio, os riscos que a migração pode trazer e o que deve ser feito para reduzir possíveis impactos negativos.

Vamos ajudá-lo a enxergar esse processo com mais clareza e a se organizar da melhor maneira para minimizar os riscos. Veja.

Principais benefícios com a migração para a nuvem

  • Menores custos operacionais e de capital: consolidando o número de servidores usados
  • Mais agilidade: oferecendo novos serviços rápido e facilmente
  • Escalabilidade imediata: ligando e desligando o data center conforme necessário
  • Acesso a qualquer hora e lugar: oferecendo serviços empresariais para os usuários que estão no escritório, em casa ou utilizando um dispositivo móvel

Como reduzir risco no processo de migração?

Para transformar o ambiente tradicional em nuvem, preservando a segurança dos dados e a performance das aplicações, é importante contar com o acompanhamento de especialistas.

Um bom parceiro de segurança digital, por exemplo, vai ter o cuidado de testar os sistemas da sua corporação dentro da plataforma, montando um protótipo do ambiente real para realizar os testes e, com isso, reduzirá significativamente as chances de falhas na migração.

Além disso, o ideal é que sejam feitas replicações dos arquivos e dados durante o processo de migração para checar se o funcionamento será promissor em cloud. Em alguns casos, pode ser necessário redesenhar a aplicação para que ela funcione sem risco na nuvem.

Outro ponto muito importante é contar com modernas soluções de segurança para proteger os dados nos servidores, evitando a exposição e ataques cibernéticos.

Migrar os serviços para a nuvem é uma realidade cada vez mais presente. Para otimizar esse processo na sua empresa, busque parceiros especializados e capacitados para apoiá-lo. Com certeza, a migração para a nuvem terá um resultado muito melhor.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu