Seus aplicativos Android estão invadindo sua privacidade?

Os dispositivos móveis são ferramentas incríveis que podem enriquecer sua vida de várias maneiras. Precisa resolver um problema…? Provavelmente existe um aplicativo para isso. 

Com o amadurecimento desses dispositivos e com o fato de cada vez mais tecermos nossas vidas diárias em torno deles, há um preço a se pagar. Você deve tomar cuidado com a relação: “privacidade versus conforto’.

 

Pense em um aplicativo de navegação, por exemplo. Ele pode ser muito útil quando você está fora de casa e seu telefone lhe diz que levará 22 minutos para chegar ao seu compromisso agendado para ocorrer em 30 minutos. Para fazer isso, o aplicativo tem acesso à sua localização GPS e ao seu calendário, potencialmente monitorando isso o tempo todo. Isso pode ou não ser algo que você se sente à vontade de compartilhar. Você recebe lembretes automatizados muito úteis, mas alguém sabe sua localização e sua agenda. Se você não se sente confortável com isso, o que pode ser feito?

O sistema operacional Android oferece opções para lidar com esse tipo de situação, permitindo que os usuários personalizem as permissões do aplicativo. Abra suas configurações do Android e procure o “Gerenciador de Aplicativos” ou “permissões” (pode variar dependendo da sua versão do Android).

Assim você pode gerenciar quais aplicativos podem usar vários serviços, como: Câmera, Localização, Contatos e muito mais. Há também algumas opções bem sérias, como a possibilidade de usar outros aplicativos, ou bloquear e apagar todo o conteúdo de um dispositivo. Aproveite para personalizar estas permissões a seu favor. Assim você saberá melhor quais recursos são usados por cada aplicativo.

Ao analisar um aplicativo, lembre-se de quais permissões ele solicita para acessar e se faz sentido que esse aplicativo precise de tais permissões.

Talvez esse popular jogo de doces não precise acessar sua lista de contatos. Tente desativar o acesso e veja se ainda consegue usar o aplicativo. Mesmo que o aplicativo tenha boas intenções (e não esteja usando suas informações de forma obscura), é melhor desabilitar a permissão se ela não te traz nenhum benefício. Dependendo da situação, negar uma permissão pode ajudar a manter sua privacidade, reduzir o uso de dados ou economizar a bateria e outros recursos do dispositivo.

A confiabilidade do desenvolvedor do aplicativo é importante ao pensar no acesso às permissões. Um aplicativo com controle de sua câmera deveria deixar claro quando a câmera está sendo usada – por exemplo, mostrando uma visualização na tela do que a lente vê -, mas é importante saber que tecnicamente, nem sempre faz isso. Alguns aplicativos com acesso ao microfone podem ouvir sem que você saiba. Talvez estejam usando o reconhecimento automático de voz para buscar palavras-chave de suas conversas, para enriquecer sua experiência com o aplicativo, OU para vender essas informações aos anunciantes. Se você não conhece e confia no desenvolvedor do aplicativo, há muitas coisas que podem ser feitas e passar despercebidas.

Quanto maior for o potencial de invasão de uma permissão, mais você deve pensar sobre a fonte. Faça uma pesquisa sobre o histórico do editor ou aplicativo, e tente descobrir se é seguro. Em geral, é uma boa ideia rever as permissões de todos os aplicativos em seu dispositivo (especialmente aqueles que você baixou no celular, já que não foram examinados pelo fabricante de seu telefone) e desativar acessos que você acha que podem não ser necessários. Muitas vezes, um aplicativo continuará funcionando bem, mesmo que não tenha todos os seus pedidos de permissão concedidos. Pode ser que falte algum recurso que você nem gostaria de usar e nem sabia que existia.

Além de consideráveis invasões de privacidade, ou apenas a sensação de desconforto com certos tipos de informações pessoais nos bancos de dados de algumas empresas (que, teoricamente, podem ser violados), há alguns efeitos colaterais extremamente prejudiciais de conceder muitas permissões para um aplicativo errado. O time de Resposta à Ameaça Móvel da Trend Micro faz pesquisas sobre malwares móveis e registra o crescimento contínuo destes há anos. Eles descobriram que os desenvolvedores de aplicativos mal-intencionados usarão as permissões para lucrarem e para te prejudicar.

Um excelente exemplo: Aplicativos de ataque bancário que parecem um jogo ou ferramenta inofensivo. Se tiverem permissão para saber quais outros aplicativos estão abertos e sobrepor sua própria UI, eles podem substituir a tela de credenciais de login dos serviços bancários populares, roubando o nome de usuário e combinação de senha que você inserir. Outro exemplo é o ransomware móvel, que tenta desativar todos os seus arquivos, ou todo o dispositivo, até você pagar um resgate em moeda digital para desfazer esse ataque.

Em um caso extremo como este, com clara intenção de prejudicar, não é mais uma escolha de “privacidade versus conforto”, mas de identificar aplicativos que são malwares e excluí-los. Recomendo usar um provedor de segurança confiável, instalar no seu aplicativo e, em seguida, conceder as permissões apropriadas para que ele te ajude a permanecer seguro.

A Trend Micro oferece Segurança Móvel no Google Play, com recursos que verificam malwares e reportam preocupações de privacidade dos seus aplicativos. Isso proporciona uma ótima visibilidade sobre quais partes do seu telefone estão sendo usadas por outros aplicativos e ferramentas para gerenciá-los.

 

Categorias

Veja outras publicações

Menu