Trend Micro HouseCall: agora mantendo um bilhão de usuários protegidos no Facebook

Mais de um bilhão de nós em todo o mundo usa o Facebook para socializar, se comunicar e compartilhar. Enviamos mensagens aos nossos amigos, deixamos o mundo saber o que estamos fazendo, publicamos nossas fotos favoritas, recebemos as últimas notícias das maiores marcas e até jogamos. Em apenas alguns anos, ele se tornou uma plataforma online indispensável para nossas vidas. Só tem um problema: os bandidos também estão lá.

Mesmo com toda a sua astúcia, os cibercriminosos são previsíveis: eles sempre seguem o dinheiro. Portanto, é bastante óbvio que, se uma plataforma se gaba de ter 1,3 bilhões de usuários, os bandidos não estarão longe – conspirando para infectar seu computador ou dispositivo móvel e roubar seus dados.

Perigo a um clique de distância

Malware nessa plataforma agem de muitas maneiras, desde apps maliciosos falsos para serem clicados ou golpes ques equestram seus “likes”. Uma técnica particularmente popular é a criação de um post que promete levar o leitor a um vídeo chocante ou picante. Claro, ao ser clicado o link aciona o download de um malware que pode roubar suas informações pessoais ou enviar mensagens e atualizações maliciosas de sua conta. Geralmente esse malware infecta sua conta e depois publica um status automático para seus amigos, parecendo que você o compartilhou pessoalmente.

Golpes de pesquisas são outra ferramenta popular para os cibercriminosos chegarem à sua conta. Nesse caso, o usuário normalmente verá um post no mural de seus amigos oferecendo um cupom de desconto grátis, vale-presente, ou algo parecido, para clicar. Depois de fazer isso, o golpe o convida a compartilhar ou curtir a oferta e deixar um comentário, mas antes é preciso responder a uma pesquisa para receber o brinde. Isso implicará no fornecimento de informações mais sensíveis, o que pode abrir as barreiras para um montão de spams em emails, ligações telefônicas indesejadas e anúncios pop-up.

HouseCall para o resgate

A boa notícia é que o Facebook sabe bem o que está acontecendo e se uniu a nós para ajudar seus usuários a se protegerem melhor. O HouseCall é uma solução gratuita e muito popular, que identifica e remove vírus, cavalos de Troia, worms, plug-ins indesejados no navegador e outros malware. Ele é rápido e fácil de usar e funciona independentemente da sua solução de segurança instalada. E mais, o HouseCall utiliza a Smart Protection Network, um serviço em nuvem líder na prevenção de ameaças da Trend Micro que permite identificar e bloquear todos os malwares mais recentes.

Usuários cujas máquinas possam ter sido infectadas serão notificados pelo Facebook, com a opção de baixar a versão gratuita do HouseCall para verificar e remover o malware. É possível continuar usando o Facebook enquanto a verificação está sendo feita. Depois de terminada, uma mensagem vai notificar se a limpeza foi feita com sucesso.

O Facebook ampliou e enriqueceu nossas vidas digitais de um modo que poucas pessoas previram no início da década. Mas os perigos da perda de dados e infecções por malware nunca estão muito longe. Então, vamos nos manter a salvo dos danos com ferramentas como o HouseCall enquanto navegamos na maior rede social do mundo.

Categorias

Veja outras publicações

Menu