Um olhar dentro do submundo russo

Um olhar dentro do submundo russo

O Submundo Cibercriminoso Russo começou em 2004. Nesses 11 anos, desde seu estabelecimento, evoluiu de um bazar desorganizado ao mercado online moderno, sofisticado e profissional que é uma parte fundamental da Deep Web atual.

Aqui na Trend Micro, nossa Equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) tem pesquisado a Deep Web e as Economias do Submundo Cibercriminoso há anos. Em especial, temos observado o Submundo Russo durante anos com nossos estudos de pesquisa “Submundo Russo 101 (2012) e “Submundo Russo Revisitado.”

Hoje damos continuidade a esse trabalho divulgando nossa mais recente pesquisa sobre o Submundo Russo em nosso artigo de pesquisa “Submundo Russo 2.0”.

Nesse último estudo, nossos pesquisadores destacam não apenas as tendências atuais do Submundo Russo mas como elas se relacionam aos desenvolvimentos históricos.

Algumas das principais áreas desse estudo incluem:

  • Profissionalização e Profissionalismo: Bens e serviços estão disponíveis e estão sendo criados, comprados e vendidos de maneira mais parecida a software legítimos e fornecedores de compras online do que por negócios clandestinos caindo aos pedaços.
  • Expansão de Mercado: Como todos mercados profissionais de bens, o submundo russo está se expandido para atender os desejos dos clientes por novos bens e serviços. O Submundo Russo em expansão tem ofertas para atender o crescente apetite de seus clientes para realizar ataques visando dispositivos móveis e roteadores domésticos. Agressores que encontram o que procuram com uma tradução de alta qualidade para spear-phishing e spam, ou falantes nativos para verificação falsa por telefone, podem encontrar cada vez mais esses serviços à venda.
  • Atividade e Ativismo Político: Os Cibercriminosos Russos acataram o pedido de Vladimir Putin para apoiar a Rússia durante os recentes eventos atuais, principalmente a situação atual da Ucrânia. Em nosso artigo, nossos pesquisadores descreveram como membros do Submundo Russo agem como uma milícia online apoiando a Rússia e os que falam russo na Ucrânia oriental.
  • Queda de Preços: Graças aos nossos anos de investimentos em pesquisa sobre o Submundo Russo, conseguimos documentar outra maneira pela qual o Submundo Russo reflete os varejistas profissionais na queda de preços. Conforme a tecnologia melhora, o mercado força os preços das mercadorias e serviços para baixo ao longo do tempo.
  • Serviços de Hospedagem à Prova de Balas: Depois de nosso recente artigo explicando o que são os serviços de hospedagem à prova de balas e como operam, este artigo detalha mais os serviços de hospedagem à prova de balas do Submundo Russo.

Nesse artigo estão apenas algumas das informações. Para saber mais, não deixe de ver nosso estudo completo aqui.

E não deixe de ler nossa abrangente Série de Economia do Submundo do Crime Cibernético e Deep Web em nossos artigos online.

Publicado originalmente por Christopher Budd (Global Threat Communications) em Trend Micro US.

 

Category: Cibersegurança
Tags:

Categorias

Veja outras publicações

Menu