2016: O ano da falha “inteligente” fatal?

2016: O ano da falha “inteligente” fatal?

Em nossas previsões anuais para 2016, As Previsões da Linha Tênue de 2016. A previsão mais amedrontadora e mais sensacional é de que “pelo menos uma falha em um dispositivo inteligente de uso pessoal será fatal em 2016”.

É fácil ler errado ou mal interpretar isso, significando que a previsão é de que alguém hackeará com sucesso um dispositivo móvel e matará alguém. Embora esse seja um cenário possível dentro dessa previsão, não é o cenário mais provável. Falando claro, estamos dizendo que a tecnologia inteligente chegou a um ponto de importância em nossas vidas que uma falha, qualquer tipo de falha, pode levar a uma consequência letal.

Quando olhamos para o lugar dispositivos inteligentes hoje, podemos ver que estão a beira de serem uma parte verdadeira da vida do dia a dia. Alguns anos atrás, quase todos esses, se não todos, dispositivos “inteligentes” substituíram dispositivos mecânicos por dispositivos eletrônicos. Dispositivos de refrigeradores inteligentes, termostatos inteligentes e carros inteligentes (inclusive carros autônomos) nos conectam a Internet de maneiras que apenas podíamos imaginar há alguns anos.

Apesar de sempre pensarmos em todos os benefícios que esses dispositivos nos trazem, é importante também olhar para eles do ponto de vista da falha. No passado, falha para a maioria desses dispositivos “inteligentes” significava uma falha mecânica: uma peça quebrava e precisava ser consertada ou substituída. Mas agora, a falha não é mecânica, é eletrônica. E não é apenas eletrônica, é eletrônica com uma conexão com a Internet.

Isso muda a natureza da falha substancialmente.

Obviamente, uma conexão com a Internet muda as coisas introduzindo a possibilidade de ataques baseados na rede causarem a falha. Dez anos atrás, se seu termostato falhasse, ele falharia devido a uma falha física, mecânica no próprio termostato. Se alguém quisesse maldosamente causar essa falha, teria que obter acesso ao dispositivo físico e alterá-lo para causar a falha.

Agora, alguém pode causar a falha estando do outro lado do mundo. E essa falha é, por natureza, eletrônica e não mecânica.

Independentemente da falha ser maliciosa, causada intencionalmente ou não, o fato é que os dispositivos inteligentes não são mais uma curiosidade ou uma novidade: em muitos casos, fazem parte de nossas rotinas diárias. E isso significa que uma falha nesses dispositivos agora pode ter consequências mais significativas do que apenas um aborrecimento. Alguns tipos de dispositivos inteligentes estão agora em partes de nossa vida onde uma falha pode causar um ferimento ou até a morte.

Claro, o novo dispositivo mais óbvio que pode apresentar um risco verdadeiro à vida e a integridade física são os drones. Só no ano passado, vimos os drones se tornarem mais populares e um transtorno maior. Neste verão, também ouvimos sobre drones impedindo operações de combate a incêndios florestais na Califórnia e, em outros lugares, ferindo transeuntes. Os drones aparentemente estão em toda parte e é apenas uma questão de tempo até que uma falha em um drone em particular cause ferimentos mais graves ou até morte.

Provavelmente 2016 será o ano em que veremos a realidade da promessa de uma tecnologia inteligente se tornar verdadeiramente real. E sendo verdadeiramente real, incluirá sérias e reais consequências no caso de uma falha.

Categorias

Veja outras publicações

Menu