A economia do submundo do cibercrime no mundo

Uma das coisas de que nos orgulhamos aqui na Trend Micro é nosso trabalho contínuo sobre a Deep Web e a Economia do Submundo do Cibercrime.

Desde 2012, nossa equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras tem publicado estudos que examinam a Deep Web e as economias do submundo do cibercrime dos principais países.

Até hoje, durante os últimos três anos, publicamos mais de 10 diferentes trabalhos de pesquisa e materiais suplementares cobrindo a Deep Web, hospedagem bulletproof e as economias do submundo cibercriminoso da Rússia, China, Brasil, Japão, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Nos casos da Rússia, China e Brasil, voltamos a nossa pesquisa para documentar mudanças que aconteceram nesses submundos ao longo do tempo: três vezes para a Rússia e China e duas para o Brasil.

Ninguém mais investiu tanto tempo e energia para pesquisar a Deep Web e as economias clandestinas do cibercrime, com tanta profundidade ou abrangência do que nossa Equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras.

Hoje, estamos lançando um novo estudo abrangente que engloba toda essa pesquisa ampla e detalhada e a condensa e compara as diferenças dessas economias em todo o mundo. O primeiro de todos, “Cibercrime e a Deep Web” junta dados e descobertas de vários relatórios, fornecendo uma comparação de alto nível das diferentes economias do submundo do cibercrime e suas ofertas.

Primeiro, ele compara e mostra as diferenças entre os principais submundos do cibercrime em termos de como operam e do que oferecem. O mais importante: ele destaca a personalidade exclusiva de cada um deles e de como isso reflete a cultura em que esse submundo opera. O crime é basicamente um fenômeno social (apesar de ser um fenômeno antissocial): portanto a atividade criminosa é condicionada e diferenciada culturalmente. Esse estudo mostra como isso acontece. Também apresentamos essas descobertas em um mapa interativo fácil de usar.

Segundo, nosso relatório mais recente fornece a primeira tabela comparando a disponibilidade de vários produtos e serviços oferecidos nas diferentes economias do cibercrime.

Se você passar um tempo lendo os vários relatórios que publicamos sobre as economias clandestinas do cibercrime de todo o mundo, vai descobrir rapidamente que não há “um submundo”. O submundo global espelha o próprio globo: uma colcha de retalhos de diferentes países e culturas, cada um diferente e único, com seu próprio jeito.

Com o relatório de hoje, você pode ver fácil e rapidamente como essas economias do submundo realmente são diferentes. Ele serve como uma boa introdução para quem ainda não leu sobre o assunto, como uma recapitulação para os que já o conhecem e uma excelente referência para essa importante pesquisa no futuro.

Categorias

Veja outras publicações

Menu