Alta disponibilidade e segurança

Torne a sua empresa mais competitiva usando a alta disponibilidade

O que aconteceria se uma operadora de cartão de crédito ficasse sem sistema durante o Black Friday? E se os médicos e enfermeiros não conseguissem acessar o prontuário dos pacientes por cinco horas seguidas?

Além do desgaste com o usuário final, no mínimo, essas empresas enfrentariam problemas de reputação da marca e prejuízo financeiro. A verdade é que qualquer organização que não conte com sistemas robustos de segurança dos dados e de alta disponibilidade está sujeita a esse cenário.

Segundo um estudo realizado pela consultoria Vanson Bourne¹, a perda de dados e o tempo de inatividade custam às empresas brasileiras cerca de US$ 26 bilhões em um ano. Mundialmente, o montante é de US$ 1,7 trilhão. Desde 2012, a perda de dados vem crescendo cerca de 400% no mundo. No Brasil, 62% das organizações entrevistadas ainda não confiam integralmente em sua capacidade de recuperação após uma interrupção.  

Como os cibercriminosos disseminam ameaças

O que significa alta disponibilidade?

Assim como a virtualização, a disponibilidade é uma tendência que veio para ficar. Ela consiste principalmente em oferecer acesso a dados e aplicações 24 horas por dia, permitindo que ocorram interações em tempo real entre clientes, fornecedores, parceiros, consumidores e a recuperação de arquivos ou aplicações em questão de minutos. Além disso, é fator fundamental para permitir a tomada de decisões ágeis e assertivas nas empresas.

Hoje em dia, a alta disponibilidade das aplicações e informações é extremamente importante para tornar a empresa mais competitiva. O acesso às informações a qualquer momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo garante agilidade ao negócio e potencializa uma excelente experiência aos clientes.

Para ser ter alta disponibilidade é importantíssimo considerar uma infraestrutura que provê a dinâmica e elasticidade necessária que cada negócio pede. Muitas empresas estão aproveitando a computação em nuvem para obter esses ganhos.

Com isso, a adoção de tecnologias avançadas de segurança digital reduz a probabilidade de ocorrer indisponibilidade dos sistemas e aplicações.

Isso porque a segurança da informação também é uma excelente estratégia para gerenciar incidentes e garantir a disponibilidade dos negócios.

Leve em consideração esses pontos e evite a perda de dados corporativos e indisponibilidade nos sistemas da sua empresa.

Referências
1 https://www.vansonbourne.com/research-insights/it-security/

protecao-dados-conscientizacao

Categorias

Veja outras publicações

Menu