Como lidar com um celular perdido ou roubado?

Como lidar com um celular perdido ou roubado?

Seu celular é um pouquinho de tudo. Além de seu principal meio de comunicação eletrônica, ele também é sua carteira, seu diário, diretório, câmera e álbum de fotos, ferramenta de trabalho, conta de banco e até seu console de entretenimento. Com todos os seus dados pessoais dentro dele, perder seu dispositivo pode te deixar totalmente em pânico. Com um baque tão grande deixando você sem poder fazer nada, pode ser difícil voltar a sua rotina normal. Perder arquivos pessoais já é ruim o suficiente, mas se você também usa seu dispositivo móvel para trabalhar, ainda há o risco de colocar em perigo os dados da empresa que você pode ter armazenado em seu dispositivo.

Como os aplicativos podem sincronizar, armazenar e salvar dados em tempo real, se torna ainda mais crítico recuperar seu dispositivo e dados. No final, se você não puder recuperar seu dispositivo, você deve, pelo menos, ter certeza de que seus dados – incluindo os dados armazenados no telefone, na nuvem e em contas online que você permitiu que seu dispositivo acessasse – estejam seguros. No mundo de hoje, onde os aplicativos e contas podem ser acessados usando um smartphone, perder seu dispositivo é quase como ter seu email hackeado. E quando isso acontece, você não tem que lidar só com o roubo do dispositivo; você pode também correr o risco de ter sua identidade roubada.

A menos que você, regularmente, sincronize e faça backup dos dados armazenados em seu telefone ou tablet, você os perde ao perder seu dispositivo. Como qualquer outro desastre, a melhor maneira para se preparar (e lidar) com um desastre de dados é ter certeza de estar totalmente coberto, focando em esforços de recuperação, resposta e controle de danos. Aqui está o que você pode fazer:

  • Configure-o para rastreamento, bloqueio e limpeza – muitos aplicativos anti-roubo melhoraram e foram modificados ao longo do tempo. A maioria deles inclui uma maneira de ligar, remotamente, o flash LED, tocar um som de alerta e ativar os sensores giroscópios, mapas de histórico e recursos de limpeza remota.
    • Para o Android – primeiramente, tente rastrear seus dispositivo com o Android Device Manager. Esse aplicativo ajuda você a localizar seu dispositivo, redefinir o código PIN do dispositivo e apagar todos os dados do telefone.
    • Para iPhone –o aplicativo Find My iPhone pode ajudá-lo a localizar seu telefone e rastreá-lo online ou usando um outro dispositivo. Você também pode travar seu dispositivo remotamente para impedir que qualquer pessoa o use e também pode limpar seus dados e restaurá-lo para os padrões de fábrica.
  • Mude suas senhas – se você não pode recuperar seu dispositivo ou não tem como rastreá-lo, travar ou limpar remotamente, você pode, pelo menos, se certificar de que seus dados estão seguros mudando sua senha imediatamente. Liste os aplicativos e contas online que você permitiu que seu dispositivo acessasse e redefina suas senhas para todos eles para impedir que alguém entre em suas contas através de seu dispositivo perdido. Isso também protegerá seus contatos contra possíveis golpes feitos usando suas credenciais. Lembre-se de usar senhas únicas e complexas, e completamente diferentes de suas senhas anteriores.
  • Informe seu provedor de serviço – ligue para seu provedor de serviço imediatamente para que ele bloqueie chamadas e transações usando sua linha. Isso também se aplica para suas contas financeiras, tais como, banco online, cartão de crédito e plataformas de pagamento.
  • Registre uma ocorrência – embora você mesmo possa recuperar seu dispositivo, é importante documentar que ocorreu um roubo. Suas autoridades locais podem ajudá-lo a obter um número de referência para seu seguro (se estiver segurado) para ajudá-lo a recuperar sua perda. Além disso, a polícia pode ajudar a agilizar o processo de rastreamento.

Proteção e Prevenção para seu Dispositivo e Dados

Se você ainda não perdeu um dispositivo, então você é dos poucos sortudos. Uma pesquisa realizada em 2014 projetou que cerca de 3,1 milhões de americanos foram vítimas de roubo de smartphones só em 2013, enquanto 1,4 milhões de telefones foram perdidos (e nunca recuperados) no mesmo período. Surpreendentemente, a pesquisa revelou que apenas 36% dos entrevistados ativaram o recurso de bloqueio de tela (um mecanismo de segurança muito básico), apenas 29% fizeram backup de seus dados, apenas 22% instalaram um software de rastreamento e 14% instalaram um software de segurança. 34% dos entrevistados não usaram nenhuma dessas medidas de segurança.

Se você ainda não perdeu um telefone móvel, não significa que nunca vá acontecer. Antes que aconteça, eis o que você pode fazer para diminuir os danos:

Faça o que a maioria das pessoas entrevistadas não fez.

Comece ativando o recurso de bloqueio de tela para impedir que qualquer pessoa acesse o conteúdo de seu celular. Faça backup de seus dados para garantir que quando você perder seu telefone, será a única coisa que você vai perder. Instale um software de rastreamento para ter uma chance de tê-lo de volta. Finalmente, dobre suas defesas contra roubo de dados instalando um software de segurança de dispositivos móveis para garantir que ninguém entre em sua privacidade.

Continue acompanhando nosso blog, confira as melhores dicas de segurança e saiba como se proteger na rede! Alguma dúvida sobre essa postagem? Deixe seu comentário abaixo ou fale com a gente no twitter @TrendMicroBR.

Categorias

Veja outras publicações

Menu